Coordenadores Pedagógicos: reflexões e práticas de apoio e de acolhimento ao docente iniciante
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996453Palavras-chave:
Indução docente, Professor iniciante, Inserção profissional docente, Desenvolvimento profissional.Resumo
O presente estudo faz parte de um programa interinstitucional de pesquisas com foco nos processos de indução para professores iniciantes da educação básica e teve por objetivo analisar se e como a formação realizada com um grupo de coordenadores pedagógicos de uma diretoria regional de educação (DRE) da rede municipal de ensino de São Paulo mobilizou reflexões e práticas de apoio e acolhimento ao professor iniciante no contexto da escola. Foram realizados quatro encontros formativos presenciais, gravados e transcritos, com a duração de quatro horas e com a participação de aproximadamente quarenta coordenadores. Os dados produzidos foram sistematizados e organizados em quatro dimensões de análise que abordam desde os sentimentos vividos pelos coordenadores na condição de professores iniciantes, passando por suas dificuldades para apoiar e acompanhar o professor iniciante no contexto da escola e pelas ações de acolhimento e acompanhamento realizadas, bem como as reflexões e práticas mobilizadas na formação realizada. Os dados indicam que a temática da inserção profissional e da indução docente podem estar invisibilizadas em muitas escolas, mas, em outras, é um tema sensível que tem resultado em ações e práticas favoráveis ao docente iniciante. As atividades propostas nos encontros não só mobilizaram reflexões sobre os diferentes elementos, tanto objetivos como subjetivos, que englobam a inserção profissional docente, mas, sobretudo, permitiram evidenciar iniciativas tidas na literatura como elementos facilitadores da inserção profissional, com potencial para constituir um programa de indução.
Métricas
Referências
ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria do Céu. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano de indução. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-126, 2014.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Loyola, 2003a, p. 67-80.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. A dimensão relacional no processo de formação docente: uma abordagem possível. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena Silva (org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2003b, p. 77-88.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O Coordenador Pedagógico e a questão do cuidar. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2010, p. 41-60.
ANDRÉ, Marli E. Dalmaso Afonso de. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. 1-20, 2018.
CLOT, Yves. Le travail à cœur. Paris: La Découverte, 2010.
CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos (UFSCar), v. 14, jan.- dez. 2020.
FOERSTE, Erineu. Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2005.
GINGRAS, Channy; MUKAMURERA, Joséphine. S’insérer en enseignement au Québec lorsqu’on est professionnellement précaire: vers une compréhension du phénomène. Revue des sciences de l'éducation, Montréal, v. 34, n. 1, p. 203-222, 2008.
GROPPO, Cristiane; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Passagem de professor a professor coordenador: o choque com a realidade. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e a formação centrada na escola. São Paulo: Loyola, 2013, p. 93-107.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.
LESSARD, Claude et al. La place des sciences humaines et sociales dans l’expertise et les savoirs professionels des enseignants. Bruxelles: De Boeck, 2004.
MORGADO, José Carlos. Currículo e profissionalidade docente. Porto: Porto Editora, 2005.
NÓVOA, Antônio. Professores: Imagens do futuro presente. Universidade de Lisboa, EDUCA, 2009.
NUNEZ-MOSCOSO, Javier; TARDIF, Maurice; BORGES, Cecília. La inserción profesional como experiencia subjetiva: el caso los profesores noveles en Quebec. Educação e Pesquisa, São Paulo (USP-SP), n. 44, 2018.
PAUL, Maela. Autour du mot accompagnement. Recherche et Formation, Paris, n. 62, p. 91-108, 2009.
PAUL, Maela. Accompagnement. In: DELORY-MOMBERGER, Christine (ed.). Vocabulaire des histoires de vie et de la recherche biographique. Toulouse: Érès, 2019, p. 267-271. (Questions de société).
PEREIRA, Rodnei; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Mapear os conhecimentos prévios e as necessidades formativas dos professores: uma especificidade do trabalho das coordenadoras pedagógicas. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e seus percursos formativos. São Paulo: Loyola, 2018.
PÉREZ-GÓMEZ, Alberto. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. O trabalho do coordenador pedagógico na visão de professores e diretores: contribuições à compreensão de sua identidade professional. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (org.). O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Loyola, 2012, p. 9-20.
PRÍNCEPE, Lisandra M.; ANDRÉ, Marli. Condições de trabalho na fase de indução profissional dos professores. Currículo sem Fronteiras, Porto Alegre (UFRGS), v. 19, p. 60-80, 2019.
PRÍNCEPE, Lisandra; PEREIRA, Rodnei; RIGOLON, Walkiria de Oliveira. Formação de Formadores em tempos (extra) ordinários: uma pesquisa em coprodução. Relatório de Pesquisa Pós-Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores) - PUC-SP, São Paulo, 2022.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.
VEZUB, Lea; ALLIAUD, Andrea. El acompañamiento pedagógico como estrategia de apoyo e desarrollo profesional de los docentes noveles. ANEP, CFE, OEI, 2012. Disponível em: https://oei.int/oficinas/uruguay/publicaciones/el-acompanamiento-pedagogico-como-estrategia-de-apoyo-y-desarrollo-profesional-de-los-docentes-noveles-ano-2012. Acesso em: 20 jun. 2022.
WONG, Harry K. Programas de indução que mantêm os novos professores ensinando e melhorando. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos (UFSCar), v. 14, jan.-dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-09-14
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-31