Pedagogical Coordinators: reflections and practices for beginning teacher onboarding and support

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996453

Keywords:

Teacher induction, Beginning teacher, Teacher professional insertion, Professional development.

Abstract

This study is part of an inter-institutional research program focused on induction processes for beginning teachers in basic education, and aimed at analyzing the results of training a group of pedagogical coordinators of the regional education board (DRE) of the municipal school system of São Paulo. Four in-person training meetings were held, which were recorded and transcribed, having a duration of four hours and the attendance of approximately forty coordinators. The collected data were systematized and organized into four dimensions of analysis that cover the feelings experienced by coordinators as beginning teachers, their challenges in supporting and supervising the beginning teacher in the school context, and the onboarding and follow-up actions carried out, as well as the considerations and practices mobilized during the training. The data suggest that the issue of professional insertion and teacher induction may be invisible in many schools, but in others it is a sensitive topic that has led to beneficial actions and practices for beginning teachers. The activities proposed in the meetings not only stimulated discussions about the various elements, both objective and subjective, involved in the professional insertion of teachers, but more importantly, they helped to highlight initiatives considered as contributing factors to professional insertion in the literature, with the potential to establish an induction program.

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Author Biographies

Laurizete Ferragut Passos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Docente dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores onde atuou como coordenadora de 2017 a 2021. É professora aposentada da UNESP. Graduada em Pedagogia com mestrado pela UNICAMP e doutorado pela USP, ambos na área da Educação. A partir de 2021 assumiu a liderança do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Pesquisadora da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REDEPE). Membro da diretoria da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa - ESTREIADIÁLOGOS. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação de professores de matemática, trabalho docente, pesquisa narrativa, comunidades de aprendizagem e grupos colaborativos. 

Patrícia Albieri de Almeida, Fundação Carlos Chagas (FCC)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Fez pós-doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC/SP (2007-2008), como bolsista FAPESP. Trabalha com formação inicial e continuada de professores desde 1994. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação do UNASP. Atua na área de Educação com ênfase em Formação de Professores e Didática estudando temas relacionados ao conhecimento e desenvolvimento profissional e à profissionalidade docente. Possui experiência na docência do ensino superior.

Adriana Teixeira Reis, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, da PUC-SP, onde realiza seu estágio de pós doutoramento. Possui experiência profissional na área da educação há mais de 30 anos, especialmente na formação de profissionais da escola básica. Há 10 anos atua como tutora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores, da PUC-SP onde exerceu a atividade de coordenação da tutoria entre 2017 e 2021. Coordena a coleção de livros paradidáticos junto à Garagem do Imaginário Editoração e Soluções Educacionais Ltda. Trabalha, junto a instituições públicas e privadas, no desenvolvimento profissional de educadores (diretor, coordenador, supervisor e professor). Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED).

Ana Lucia Madsen Gomboeff, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Pós-doutoranda no Programa: Formação de Formadores (Formep) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP, Mestre em Educação pelo Formep. Monitora no Formep. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos da Linguagem para Ensino do Português (Gelep). Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

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Published

2024-05-31

How to Cite

PASSOS, L. F.; ALMEIDA, P. A. de; REIS, A. T.; GOMBOEFF, A. L. M. Pedagogical Coordinators: reflections and practices for beginning teacher onboarding and support . Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6453014, 2024. DOI: 10.14244/198271996453. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6453. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossier Conceptions, Policies and Practices of Teaching Induction
##plugins.generic.dates.received## 2023-05-10
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-09-14
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-31

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