Preconceito, discriminação e estigma contra pessoas com deficiência: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994825

Palavras-chave:

Educação especial, Pessoas com deficiência, Estigma.

Resumo

O estigma, o preconceito e a discriminação são fenômenos violentos prejudiciais para boa parte da população, em especial para as pessoas com deficiência. Estudos mostram que este público é alvo direto destes fenômenos, os quais se manifestam em barreiras físicas ou atitudinais que impedem sua convivência e acesso na sociedade. Mesmo os documentos legais garantindo a proteção das pessoas com deficiência contra o estigma, o preconceito e a discriminação, elas ainda os vivem cotidianamente. O objetivo desta pesquisa foi analisar a produção científica brasileira sobre o preconceito, a discriminação e o estigma contra pessoas com deficiência. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática de literatura em artigos brasileiros publicados entre os anos de 2013 e 2018. Ao final foram selecionados 11 artigos, os quais foram analisados fenomenologicamente. Os resultados mostraram que o público mais investigado nos artigos foram as pessoas com deficiência física, que são vítimas de fenômenos violentos principalmente no ambiente de trabalho, no círculo familiar e no convívio comunitário. A violência se desdobra em barreiras físicas e atitudinais constantes em suas vidas, as quais dificultam seu acesso a empregos e a espaços de lazer. São necessárias novas pesquisas que investiguem a incidência de violência contra pessoas com deficiência e as possíveis soluções para este fenômeno.

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Biografia do Autor

Marlon Jose Gavlik Mendes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Psicólogo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Especialista em Psicologia Corporal pelo Centro Reichiano e em Psicopedagogia pela Faculdade do Centro-Oeste do Paraná (FACEOPAR), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professora associada do departamento de Psicologia da UFSCAR, com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado.

Fátima Elisabeth Denari, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Formada em Estudos Sociais e Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Mestre em Educação Especial pela UFSCAR, Doutora em Educação pela UFSCAR. Atualmente é professora associada do departamento de Psicologia da UFSCAR, com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado.

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Publicado

29-12-2022

Como Citar

MENDES, M. J. G. . .; COSTA, M. da P. R. da; DENARI, F. E. Preconceito, discriminação e estigma contra pessoas com deficiência: uma revisão sistemática de literatura. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4825027, 2022. DOI: 10.14244/198271994825. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4825. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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