O LETRAMENTO MATEMÁTICO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA PROVINHA BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199849Abstract
Este artigo tem como tema central a análise das concepções de letramento presentes em situações problemas na Provinha Brasil de Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental e realiza reflexões acerca da relação entre o letramento e o letramento matemático. Seu objetivo é distinguir os conceitos de alfabetização matemática e de letramento matemático presentes nas questões que envolvem a resolução de problemas. O referencial teórico adotado centra-se em autores que discorrem sobre a questão do letramento e, também, sobre o letramento matemático; sobre os conceitos de letramento autônomo e ideológico; e sobre seu paralelismo entre a alfabetização matemática e o letramento matemático. Refletimos sobre as concepções de resolução de problemas, bem como quais destas concepções adotadas pelos teóricos perpassam pela alfabetização ou pelo conceito de letramento matemático. Para realizar a análise documental, trouxemos, na íntegra, as cinco questões relacionadas à resolução de situações problemas, tal qual foram apresentadas para os alunos, e analisamos como as concepções de letramento são evidenciadas nas resoluções de problemas no documento. Os resultados apontam que o discurso presente no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), 2011, sobre a resolução de problemas, não se aplica na prática, pois as questões analisadas resumem-se a atividades de alfabetização matemática, não perpassando pelo conceito de letramento.Palavras chave: Letramento matemático; Provinha Brasil de Matemática; Situações problemas.
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199849
Metriche
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Pubblicato
2013-11-14
Come citare
GALVÃO, Elizangela da Silva; NACARATO, Adair Mendes. O LETRAMENTO MATEMÁTICO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA PROVINHA BRASIL. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 81–96, 2013. DOI: 10.14244/19827199849. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/849. Acesso em: 22 dic. 2024.
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
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