Do passado ao futuro da formação de educadores/professores: o presente apresenta novos desafios

Auteurs

  • Teresa Sarmento Universidade do Minho (UM), Braga, Portugal

DOI :

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6749

Mots-clés :

Formação inicial de professores, Educador/professor, Experiência

Résumé

Tornar-se educador/professor é um processo individual e, ao mesmo tempo, coletivo, que exige a simbiose interna de ação, experiência e emoção, no sentido de constituir uma ação total de uma pessoa no desempenho de uma profissão específica. Este texto parte de uma abordagem sobre os princípios básicos da formação de professores, para focar na análise do presente, buscando desvelar problemas e potencialidades existentes, e abrindo desafios para essa missão que é formar educadores e professores para um futuro, que agora sabemos ser incerto, mas no qual a garantia da educação deve permanecer como um direito das crianças, prevenido e promovido por seus educadores e professores.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Teresa Sarmento, Universidade do Minho (UM), Braga, Portugal

Doutora em Educação pela Universidade do Minho. Professora Associada e investigadora no Instituto de Educação, integrada no Departamento de Ciências Sociais da Educação e no Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (UM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2371-399X/.

Références

CANÁRIO, Rui. A prática profissional na formação de professores. In: CAMPOS, B. (Org.). Formação Profissional de Professores no Ensino Superior. Porto: Porto Editora, 2001. p. 31-45.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

DELORY-MOMBERGER, Christine. EXPÉRIENCE. In: DELORY-MOMBERGER, Christine (Dir.). Vocabulaire des Histoires de Vie et de la Recherche Biographique. Toulouse: Éditions ÉRÈS, 2019. p. 81-85.

DUBET, François. Sociologie de l’expérience. Paris: Seuil, 1994.

GROSSMAN, Pamela; WILSON, Suzzane; SHULMAN, Lee. Teachers of substance: Subject matter knowledge for teaching. In: REYNOLDS, M. C. (Ed.). Knowledge base for the beginning teacher. New York: Pergamon, 1989. p. 23-36.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MESQUITA, Elza; ROLDÃO, M. do Céu. Formação inicial de professores – a supervisão pedagógica no âmbito do processo de Bolonha. Lisboa: Edições Sílabo, 2017.

NÓVOA, António. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.

PERRENOUD, Philippe. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Mª Socorro. Estágio e Docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

ROLDÃO, Mª Céu. A formação como projeto. Do plano mosaico ao currículo como projeto de formação. In: CAMPOS, B. (Org.). Formação Profissional de Professores no Ensino Superior. Porto: Porto Editora, 2001. p. 6-20.

SARMENTO, Teresa; MARQUES, Joaquim. A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas. In: SILVA, P. (Org.). Escolas, Famílias e Lares - um caleidoscópio de olhares. Porto: Profedições, 2007. Cap. 3, p. 67-89.

SHULMAN, Lee. Signature pedagogies in the professions. Daedalus, v. 134, n. 3, p. 52-59, 2005.

SHULMAN, Lee. Ways of seeing, ways of knowing: ways of teaching, ways of learning about teaching. Journal of Curriculum Studies, v. 23, n. 5, p. 393-395

SIROTA, Regine. Le métier d’élève. Revue Française de Pédagogie, n.104, p.85-108, 1993.

SUAREZ, Daniel; OCHOA, Liliana (). La documentación narrativa de experiencias pedagógicas: Una estrategia para la formación de docentes. Buenos Aires: Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología, 2005.

This work was financially supported by Portuguese national funds through the FCT (Foundation for Science and Technology) within the framework of the CIEC (Research Center for Child Studies of the University of Minho) projects under the references UIDB/00317/2020 and UIDP/00317/2020

Téléchargements

Publiée

2024-10-12

Comment citer

SARMENTO, Teresa. Do passado ao futuro da formação de educadores/professores: o presente apresenta novos desafios. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6749113, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6749. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6749. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica
##plugins.generic.dates.received## 2024-02-22
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-06-20
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-12

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.