Ensino de matemática em escola hospitalar: Princípios da teoria dos campos conceituais.
DOI :
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6391Mots-clés :
Ensino de matemática em ambiente hospitalar., Aluno gravemente enfermo, Estruturas aditivas.Résumé
Objetivo: identificar como os princípios da Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud (TCC) encontram-se presentes nas aulas de matemática ministradas para alunos do 1º e no 2º ano do Ensino Fundamental e que encontram-se em tratamento hospitalar prolongado. Métodos: Pesquisa de cunho exploratório com caráter misto. Foram analisados os conteúdos de 171 aulas de Matemática ministradas pelos professores da escola hospitalar para alunos do 1º ano e do 2º ano do Ensino Fundamental ao longo do ano de 2019. O relato das aulas foi obtido do banco de dados da escola hospitalar. O processo de análise foi realizado através da utilização dos conceitos de análise de conteúdo descritos por Bardin. Resultados: O processo de exploração de dados levou à criação de 14 categorias intermediárias que após serem analisadas sob o princípio da Teoria dos Campos Conceituais foram posteriormente reduzidas para quatro categorias principais, nomeadas de Situações de História, Situações de Variedade, Forma Predicativa e Invariantes Operatórios, que compõem a TCC. Conclusões: A Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud foi observada nos relatos sobre o desenvolvimento das habilidades de comparação de números naturais, construção de conceitos, cálculos e resolução de problemas que envolviam adição, além da comparação de quantidades, assim como, na valorização da utilização da linguagem oral para exposição das resoluções dos exercícios e de conhecimentos dos seus alunos/pacientes. O que indica que as formas predicativa e operatória de conhecimento se fazem presentes.
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© Clayton Espirito Santo, Amália Neide Covic 2024
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