Opinião de gestores da educação infantil sobre família e inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995441Palabras clave:
cResumen
O desempenho escolar da criança com deficiência depende da democratização de acesso e trocas informativas que se estabelece entre família e escola. O estudo objetivou descrever a opinião de diretores e coordenadores da educação infantil sobre família, família de crianças com deficiência, importância da família para o desenvolvimento infantil e relação família e escola e verificar as estratégias para promover a relação família e escola. Participaram 13 diretores e coordenadores da educação infantil de um município com crianças com deficiência matriculados. Trata-se de uma pesquisa descritiva, em que o levantamento de dados foi realizado com Roteiro de Entrevista Semiestruturada dividido em cinco categorias: Família; Importância da família para o desenvolvimento infantil; Família de crianças com deficiência; Relação família e escola; e estratégias para promover a relação família e escola. O tratamento dos dados ocorreu por transcrição das entrevistas, avaliação por juízes e análise de conteúdo com percentual de falas ilustrativas. Os resultados demonstraram que existia uma gestão com práticas que aproximavam a escola, os professores e as famílias de crianças com deficiência. Foi indicado como estratégias para promover a relação família e escola os investimentos na formação individual e continuada do gestor e da equipe escolar. Conclui-se que explorar a opinião dos diretores escolares sobre a relação família e escola de crianças com deficiência permite entender como lidam com as dúvidas e anseios dos familiares e da equipe escolar e gerenciam as demandas desse contexto, a fim de exercer uma gestão democrática.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cristiane de Azevedo Guimarães, Fabiana Cia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-21