Salas de recursos multifuncionais: Revisão de artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199949Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199949
Apesar do crescimento da produção científica na área de Educação Especial, há necessidade da articulação em contextos de redes colaborativas de pesquisa. O presente trabalho faz parte do Observatório Nacional de Educação Especial (Oneesp), cujo foco é a produção de estudos integrados sobre políticas e práticas direcionadas para a questão da inclusão escolar e avaliar no âmbito nacional o programa de implantação de “Salas de Recursos Multifuncionais” (SRM), referente ao atendimento educacional especializado (AEE). O objetivo foi realizar uma investigação com o intuito de descrever e discutir sobre as produções científicas publicadas na realidade brasileira no âmbito do atendimento educacional especializado. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos, sendo utilizadas as bases de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Foram selecionados 19 artigos e a descrição dos resultados foi feita utilizando análise qualitativa e quantitativa. Os resultados mostraram que a maioria dos artigos envolve o eixo que descreve o funcionamento do atendimento educacional especializado, o público mais investigado foram os alunos com paralisia cerebral e deficiência visual. Existe um maior número de pesquisa qualitativa e de estudo de caso. O local mais frequente de realização das pesquisas foram as escolas de rede pública estadual, sendo que os professores aparecem em maior número como participantes e o instrumento de coleta mais utilizado foi a entrevista.
Palavras-chave: Educação especial, Aprendizagem, Deficiência.
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