Opinião de gestores da educação infantil sobre família e inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995441Keywords:
cAbstract
O desempenho escolar da criança com deficiência depende da democratização de acesso e trocas informativas que se estabelece entre família e escola. O estudo objetivou descrever a opinião de diretores e coordenadores da educação infantil sobre família, família de crianças com deficiência, importância da família para o desenvolvimento infantil e relação família e escola e verificar as estratégias para promover a relação família e escola. Participaram 13 diretores e coordenadores da educação infantil de um município com crianças com deficiência matriculados. Trata-se de uma pesquisa descritiva, em que o levantamento de dados foi realizado com Roteiro de Entrevista Semiestruturada dividido em cinco categorias: Família; Importância da família para o desenvolvimento infantil; Família de crianças com deficiência; Relação família e escola; e estratégias para promover a relação família e escola. O tratamento dos dados ocorreu por transcrição das entrevistas, avaliação por juízes e análise de conteúdo com percentual de falas ilustrativas. Os resultados demonstraram que existia uma gestão com práticas que aproximavam a escola, os professores e as famílias de crianças com deficiência. Foi indicado como estratégias para promover a relação família e escola os investimentos na formação individual e continuada do gestor e da equipe escolar. Conclui-se que explorar a opinião dos diretores escolares sobre a relação família e escola de crianças com deficiência permite entender como lidam com as dúvidas e anseios dos familiares e da equipe escolar e gerenciam as demandas desse contexto, a fim de exercer uma gestão democrática.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cristiane de Azevedo Guimarães, Fabiana Cia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-21