Uso de software de autoría en el desarrollo de recursos didácticos para la formación docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993750

Palabras clave:

Software de autoría, Formación del profesorado, Análisis textual discursivo.

Resumen

Este artículo presenta los resultados de una investigación realizada con un grupo de estudiantes de pedagogía en una institución privada de educación superior en Rio Grande do Sul (Brasil), utilizando el software de autoría Hot Potatoes para el desarrollo de materiales didácticos. La base teórica se basó en señalar las características, ventajas, desventajas y contribuciones del software como tecnología para la formación del profesorado. El objetivo de esta investigación fue verificar las contribuciones (ventajas y desventajas) del uso del software de autoría Hot Potatoes en el desarrollo de actividades relacionadas con la alfabetización matemática para la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en la percepción de los estudiantes universitarios. La investigación cualitativa y exploratoria contó con la participación de 22 colaboradores que asistían a la disciplina Metodología de Enseñanza EJA. Se realizó un taller para presentar las funcionalidades del software y desarrollar actividades por parte de los participantes, basado en el uso de guiones preparados por los investigadores. La recolección de datos se realizó a través de un cuestionario con preguntas cerradas para dibujar el perfil de los participantes y preguntas abiertas para capturar sus percepciones sobre el software. Para el análisis de datos, se utilizó el análisis textual discursivo (ATD). Se concluyó que el uso de este software tiene ventajas, desventajas y aspectos didácticos a tener en cuenta al usarlo.

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Biografía del autor/a

João Francisco Staffa da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) . Especialista em Docência no Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Informática Instrumerntal (UFRGS). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atua como professor de Matemática na Prefeitura Municipal de Porto Alegre nas sérias finais do Ensino Fundamental.

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Primeiro Grau pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com atividades docentes no Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades. É professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) e em Educação em Ciências e Matemática (Escola de Ciências).

Emanuella Silveira Vasconcelos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR (2017), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2012) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2009). Atualmente é professora efetiva da UFRR, atuando na Educação Básica do Colégio de Aplicação - CAp/UFRR. Atuou em classes de Educação Infantil (2005 à 2013) na rede pública e na rede privada de educação, no Ensino Fundamental ( 2009-2013), na graduação ( 2011-2012) e na pós-graduação (2014). É membro ativo dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Educação (GEPINTE/CNPQ); Dídática, possibilidades metodológicas e práticas em Educação (UFRR/CNPQ); Didática da Resolução de Problemas em Ciências e Matemática (UFRR/CNPQ). Pesquisa atualmente temas referente a processos de ensino-aprendizagem , Alfabetização Científica e Formação de professores.

Adriano Rodrigo Debus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduado em Administração - Hab.: Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010); especialista com MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012) e Mestre em Design Estratégico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Atualmente é Analista Acadêmico Sênior na Unidade Acadêmica de Graduação no Campus de São Leopoldo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando na gestão orçamentária dos cursos de graduação. Atuou como tutor no ensino à distância nos cursos Ciências Contábeis, Processos Gerenciais e Gestão Comercial na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014) e como professor no curso de MBA em Marketing em Vendas na modalidade EAD (2016) e disciplina de jogos de empresas do módulo articulador dos cursos de MBA presencial (2017). Em 2017, iniciou como Tutor (Bolsista UAB) no curso de Especialização em Informática Instrumental na UFRGS - CINTED. Em 2018, atuou como professor visitante no SENAC com a disciplina "Planejamento e Gestão Estratégica" nos cursos de especialização. Sócio proprietário CFO da empresa LLEVO Tecnologia do Brasil (2019).

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Publicado

2020-03-03

Cómo citar

COSTA, J. F. S. da; LIMA, V. M. do R.; VASCONCELOS, E. S.; DEBUS, A. R. Uso de software de autoría en el desarrollo de recursos didácticos para la formación docente. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 14, p. e3750068, 2020. DOI: 10.14244/198271993750. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3750. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

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