Socio-educational actions in times of pandemic

Authors

  • Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
  • Solange Maria de Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Juliano Cláudio Alves Universidade Estadual de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC/MT) e Centro de Referências em Direitos Humanos (CDRH)

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994725

Keywords:

Youth socio-education, Restriction and deprivation of liberty, Public policy, Social transformation.

Abstract

In this article, we propose to critically reflect on public policies aimed at socio-education in times of pandemic caused by the coronavirus (Covid-19). We also propose to show what measures are being taken by the federal and state governments to mitigate the socio-educational problem. The work is anchored in Paulo Freire's critical and humanistic pedagogy, in Roy Bhaskar's critical realism and in the conception of socio-education coined by Antônio Carlos Gomes da Costa, as a way of understanding and, consequently, finding ways to act in favor of groups that are socially in situation of deprivation of liberty. It concludes by the need to seek (re) construction of public policies that guarantee the effective socio-educational assistance to these young people, which is seen to be possible through joint actions involving various political and social actors, based on the principle of institutional incompleteness.

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Author Biographies

Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Mestra em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), desde 2014 e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFScar-SP), concluído em 2019. Atualmente, encontra-se como Pós-doutoranda junto ao PPGEL/UFMT, sob a supervisão da Profa. Dra. Solange Maria de Barros. Integra os grupos de pesquisas Práticas Sociais e Processos Educativos e Núcleo de investigações e práticas em educação nos espaços de restrição e privação de liberdade (EduCárceres/UFSCar). É membro Associado e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem (NEPEL), da UFMT. Como ocupação profissional, é professora efetiva da educação básica da disciplina de História da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT), desde 2000.

Solange Maria de Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Estudos doutorais na Universidade de Lancaster (Reino Unido), sob a supervisão de Norman Fairclough. Mestrado em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa sobre Discurso, Pobreza e Identidade, da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED), da Rede Latinoamericana de estudos do Discurso da Pobreza Extrema (REDLAD). Membro do Jornal de Linguagem e Sociedade (Papers on Language in Society), do Núcleo de Estudos da Linguagem e Sociedade (Nelis/UnB), da Associação Internacional do Realismo Crítico, do Conselho Editorial do International Journal of Humanities and Cultural Studies (IJHCS). Atualmente é professora efetiva do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Juliano Cláudio Alves , Universidade Estadual de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC/MT) e Centro de Referências em Direitos Humanos (CDRH)

Analista Técnico de nível superior, do Centro Socioeducativo de Internação do Adolescente em Conflito com a Lei de Cáceres-MT, atuando no período de 2014 a 2016 como gerente da Unidade. Encontra-se cedido para a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC/MT), desenvolvendo suas atividades no Centro de Referências em Direitos Humanos (CDRH). Também atua como tutor e professor dos cursos de Pedagogia, Serviço Social e Educação Física ofertados pela Unopar – Polo Cáceres-MT e como professor orientador da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) junto à Universidade Estadual de Mato Grosso – Polo Rio Branco-MT.

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Published

2021-03-24

How to Cite

APARECIDA DA SILVA NUNES MIRANDA, Kátia; MARIA DE BARROS, Solange; CLÁUDIO ALVES , Juliano. Socio-educational actions in times of pandemic. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 15, p. e4725039, 2021. DOI: 10.14244/198271994725. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4725. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
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