Efeito de cotas para ingresso e de fatores socioeconômicos sobre o desempenho acadêmico de estudantes em um curso técnico integrado: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994502Keywords:
Curriculum, Teacher training, Educational policies.Abstract
O objetivo deste trabalho, de natureza quantitativa, foi identificar se fatores socioeconômicos e o fato dos estudantes serem ou não cotistas impactaram o rendimento acadêmico de estudantes do curso Técnico Integrado em Informática ofertado pelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Formiga (IFMG - Campus Formiga) em 2017. Utilizou-se o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) como indicador de desempenho dos estudantes. Além de avaliar o impacto sobre o desempenho do ingresso via cotas de ações afirmativas, foi avaliada a influência de fatores como a origem escolar dos estudantes, se egressos da rede pública ou privada, cor, sexo, renda familiar e turma de ingresso, sendo que a análise de regressão foi utilizada para quantificar a relação. Entre os resultados, destaca-se que, no ano estudado, a maioria dos estudantes era oriunda de escolas públicas, do sexo masculino, autodeclarados brancos, seguidos de pardos e provenientes de famílias de baixa renda. Houve evidências de que ser cotista, ou não, e a renda familiar não foram preditores relevantes do coeficiente de rendimento acadêmico. Destaca-se, ainda, entre os resultados, a evidência de que estudantes de cor preta e do sexo feminino tem desempenho, em média, inferior ao de estudantes brancos e pardos do sexo masculino.
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##plugins.generic.dates.accepted## 2020-11-09
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-22