Uso de metáforas e o reconhecimento do papel do professor em sala de aula na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6741Palavras-chave:
Docência; Formação inicial; Valorização docente; Processos formativos.Resumo
A reflexão deve ser parte da formação inicial e segue durante o desenvolvimento profissional, sendo importante no processo formativo. Nos cursos de licenciatura é fundamental espaços que garantam reflexões acerca do papel do professor em sala de aula, para que os alunos pensem em como suas ações e seus pensamentos implicam na identidade docente e na sua práxis. Uma das vias é a utilização de metáforas. Diante deste cenário, foi proposto esta pesquisa, envolvendo 25 licenciandos, em três disciplinas de formação inicial, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, no intuito de investigar as concepções de alunos em formação docente acerca do papel do professor em sala de aula. Para tanto, os alunos receberam uma mini maleta fechada, contendo alguns elementos em seu interior: pedaço de elástico, pacote com lantejoulas, pacotinho de bala goma, apito, borracha, espelho, flor plantada num vaso, caneta marcadora permanente, post it, caixinha de lápis giz de cera, apontador, relógio, régua, pente, tesoura, letras e números diversos; e, uma cédula de dinheiro infantil. Após, foi solicitado aos alunos para abrirem a maleta e discutirem metaforicamente os mesmos, relacionando-os ao papel do professor na sala de aula. As reflexões foram registradas, socializadas e analisadas. Os resultados identificaram algumas características: ser flexível, criativo, saber chamar atenção, estabelecer limites, motivar, ter prazer em ensinar, estabelecer boas relações afetivas, respeitar a diversidade, respeitar o tempo da aprendizagem, reconhecer que ainda está em formação profissional, pode errar e corrigir. As metáforas contribuíram como potencial pedagógico para estimular as reflexões.
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