Professional induction and the beginning of teaching work: debates and needs

Authors

  • Giseli Barreto da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-5581-427X
  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará
  • Márcia de Souza Hobold Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994149

Keywords:

Teacher education, Teaching professional insertion, Professional induction, Teaching work.

Abstract

This piece of writing, in the form of a theoretical essay, aims to problematize the concept of professional teaching induction, a reflection developed in dialogue with the analysis of the possibilities and weaknesses that permeate the beginning of the teaching career. The article starts from the distinction of the terms professional insertion, beginning teachers, commencing teachers, incoming teachers and teaching induction, all articulated to the field of teacher education. In this path, it discusses conceptions and policies of professional induction to teaching in the search to highlight induction not as a way of inducing early-career teachers to continue teaching, but as a construct that recognizes and defends the need of these teachers to have space for formation, welcoming and monitoring of their professional performance. It is argued that the concept of induction among us cannot be incorporated without a critical understanding of the objective and subjective working conditions experienced by teachers, which, in many foreign countries, are much more adequate than in the Brazilian reality. The analyses of this essay are supported by the studies of: Alarcão & Roldão; Cochran-Smith; Lima; Marcelo; Marcelo & Vaillant; Vaillant.

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Author Biographies

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRJ. Doutora em Educação pela PUC-Rio. Estágio Pós-Doutoral (PDJ/CNPq) na PUC/SP. Coordenadora do LEPED - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores dda UFRJ.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio pós-doutoral pela UNB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora associada da UECE, vinculada ao Curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID na UECE (2010 a 02/2014). Vice-presidente Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2015-2019). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), onde desenvolve estudos sobre desenvolvimento profissional docente, inovação e docência. Coordena o Observatório sobre Desenvolvimento Profissional e Inovação Pedagógica, iniciativa apoiada pelo OBEDUC/CAPES.

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. De 2013 a 2015 realizou seu Estágio de Pós-doutoranda, na PUC SP, com bolsa do CNPq, sob supervisão da Professora Marli André. Atualmente é Professora efetiva de Didática do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, do Centro de Ciências da Educação - CED, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Foi professora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2008-2017), atuando no Departamento de Psicologia e no Programa de Mestrado em Educação. Atuou como coordenadora do Programa de Mestrado em Educação, da UNIVILLE, por quatro anos (2013 a 2016), e mais dois anos como vice-coordenadora (2011-2012). No Programa de Mestrado em Educação lecionou as disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa trabalho e formação docente. Foi vice-coordenadora do GT 8 (Formação de Professores), gestão 2017-2018 e, atualmente, é a coordenadora do GT 8, nos anos de 2018-2019. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores (inicial e continuada), Didática (práticas de ensino), condições de trabalho, início da docência, profissionalidade, identidade e saberes docentes. Atuou por dezoito anos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, exercendo as funções de professora, Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica. Desde 2005, integra o Núcleo de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Profissional dos Professores do Programa de Educação - Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE, da UFSC. Também integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes (RIPEFOR). ORCID https://orcid.org/0000-0002-4179-608X

 

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Published

2020-10-09

How to Cite

CRUZ, G. B. da; FARIAS, I. M. S. de; HOBOLD, M. de S. Professional induction and the beginning of teaching work: debates and needs. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 14, p. e4149114, 2020. DOI: 10.14244/198271994149. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4149. Acesso em: 27 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas
##plugins.generic.dates.received## 2020-04-13
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##plugins.generic.dates.published## 2020-10-09