Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
REVEDUC
Sobre a revista
Conselho Editorial
Equipe editorial
Histórico do periódico
Avaliação
Políticas e Práticas Editoriais
Boas práticas editoriais
Indexadores
Qualis
Sobre o sistema OJS-PKP
Pesquisadores colaboradores na avaliação dos manuscritos
Edições
Atual
Anteriores
Submissões
Template e documentos
Diretrizes para autores
Orientação para proposição de dossiês temáticos
Avisos
Contato
Buscar
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 18 (2024): jan./dez. Publicação contínua
v. 18 (2024): jan./dez. Publicação contínua
Publicado:
31-05-2024
A Revista
Carta ao leitor
Maria Cecília Luiz
e6902001
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))
Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente
Apresentação do Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente
Giseli Barreto da Cruz, Isabel Maria Sabino de Farias, Márcia de Souza Hobold
e6899002
PDF
Indução docente: formação de professores iniciantes em perspectiva
Giseli Barreto da Cruz, Beatrice Ávalos
e6475003
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))
Indução e desenvolvimento profissional de professores: desafios e possibilidades
Maria Assunção Flores
e6601004
PDF
Novos professores na América Latina: os desafios em tempos incertos
Denise Vaillant, Yael Ferreira
e6413005
PDF
Políticas de indução profissional docente: análises de programas realizados pela UFSCar, os mentores e sua formação
Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Ana Paula Gestoso de Souza, Rosa Maria Moraes Anunciato
e6456006
PDF
PDF (English)
Práticas de indução docente e desenvolvimento profissional: contribuições do Programa de Mentoria para professoras iniciantes
Lúcia Gracia Ferreira, Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Roselane Duarte Ferraz
e6459007
PDF
A pesquisa-formação como prática de indução docente: experiência formativa com professoras em início de carreira
Carolina Ribeiro Cardoso, Márcia de Souza Hobold, Lara Rodrigues Pereira
e6435008
PDF
PDF (English)
Professores iniciantes e as estratégias de ação frente aos desafios da docência partilhadas em uma pesquisa-formação
Iure Coutre Gurgel, Luciana de Oliveira Souza Mendonça, Maria Gerlaine Belchior Amaral
e6478009
PDF
PDF (English)
O início da docência no contexto cearense: estudo sobre a prática de indução profissional docente
Diana Aguiar Salomão, Sandy Lima Costa, Maria Mikaele da Silva Cavalcante
e6447010
PDF
Acolhimento profissional como estratégia de indução docente
Fernanda Lahtermaher
e6416011
PDF
Narrativas de professores iniciantes, no contexto do Agreste de Pernambuco: indução profissional em foco
Maria Joselma do Nascimento Franco, Ray-lla Walleska Santos Ferreira Gouveia, Mônica Batista da Silva, Márcia Batista da Silva
e6460012
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))
O coordenador pedagógico em face à indução docente na escola: dispositivos, conteúdos e desafios
Iris Martins de Souza Castro, Isabel Maria Sabino de Farias
e6472013
PDF
Coordenadores Pedagógicos: reflexões e práticas de apoio e de acolhimento ao docente iniciante
Laurizete Ferragut Passos, Patrícia Albieri de Almeida, Adriana Teixeira Reis, Ana Lucia Madsen Gomboeff
e6453014
PDF
PDF (English)
Indução na percepção de coordenadores iniciantes em Mato Grosso: leituras sobre formações partilhadas
Simone Albuquerque da Rocha , Rosana Maria Martins, Teresa Sarmento, Jéssica Lorrayne Ananias da Silva
e6484015
PDF
Inserção e indução profissional dos professores iniciantes/principiantes: estratégias formativas e papel dos coordenadores pedagógicos
Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da Silva, Samara Andrade da Costa
e6479016
PDF
Contribuições e fragilidades da formação de professores iniciantes em uma rede pública municipal de ensino
Aline Aparecida de Castro, Silmara de Oliveira Gomes Papi
e6452017
PDF
PDF (English)
Curso “inducente”: efetivando e analisando um projeto de indução profissional docente no Rio de Janeiro/Brasil
Amanda Oliveira Rabelo
e6429018
PDF
Impactos do PIBID e do Programa de Residência Pedagógica no processo de indução profissional
Alexandre Vanzuita, Juliana Guérios
e6458019
PDF
PDF (English)
Ensaios
Ler-escrever gêneros discursivos acadêmicos na formação inicial docente: um desafio para o ensino superior
Jéssica do Nascimento Rodrigues, Danuse Pereira Vieira
e4332020
PDF
Demanda Contínua - Artigos
Televisão e princípios dos direitos humanos: uma análise de conteúdo dos telejornais da TV aberta
Flaviana de Freitas Oliveira, Ana Maria Klein
e4336021
PDF
A educação/escolarização das mulheres egressas do sistema penitenciário
Ires Aparecida Falcade
e4642022
PDF
Conjunturas históricas, projeções futuras: o ensino remoto emergencial de história e o uso do WhatsApp
Alessandra Soares Santos, Raphael Freitas Santos
e4867023
PDF
Alunos com deficiência física no ensino médio: análise da acessibilidade em uma escola pública
Eli Carlos de Sousa Alencar, Débora Deliberato
e4966024
PDF
Acessibilidade e ensino para surdos em contexto da COVID-19 na Universidade Federal de São Carlos
Ligiane de Castro Lopes, Soraia Romano , Lara Ferreira dos Santos
e5444025
PDF
A relação trabalho- educação: um olhar para o estudante-trabalhador do IF Sudeste MG- Campus Barbacena
Manuela Belo Lucena, Paulo Sérgio David de Castro, Paula Reis de Miranda
e400926
PDF
O recreio escolar como acordo mimético do “Processo Civilizador”
Vinicius Machado de Oliveira, Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo, Marcos Roberto Brasil, Verônica Volski Mattes, Juliano de Souza
e406427
PDF
Letramento Digital e Educação: Revisão sistemática de artigos em língua portuguesa no período 2015-2019
Maria Paulina de Assis, Elis Regina da Costa, Isabella Farias Batista, Isabela Victória Teixeira, Yohanna Lawanda Bringel
e442228
PDF
Inteligência artificial: uma alternativa à educação personalizada e inclusiva
Lucas Martins Bernardino, Renan Souza Camiran, Fernando Selleri Silva, Joaquim Manuel da Silva, Olivan da Silva Rabêlo
e446629
PDF
Arquitetura cognitiva humana e diretrizes que podem influenciar na aprendizagem do estudante na educação online
Andressa Falcade, Ilse Abegg, Laís Falcade
e448430
pdf
Efeito de cotas para ingresso e de fatores socioeconômicos sobre o desempenho acadêmico de estudantes em um curso técnico integrado: um estudo de caso
Washington Santos da Silva, Bruno César de Melo Moreira, Raquel Aparecida Soares Franco
e450231
pdf
Constituição identitária de surdos na educação infantil: diálogos entre estudos surdos e sociologia da infância
Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Mirian Lourdes Ferreira dos Santos Silva, Raquel Domingos Alves
e451232
pdf
A pesquisa em história da educação na perspectiva da história cultural
Rudá Morais Gandin, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
e453533
pdf
Formação empreendedora: a nova demanda do capital para o ensino superior
Evanilde Silva da Costa, Maria Edilene dos Santos Ribeiro
e456434
pdf
Tornar-se um “menino de bem”: formação ética, individuação e socialização na Educação Básica
Cristine Gabriela de Campos Flores, Luana Barth Gomes, Cledes Antonio Casagrande
e458735
pdf
Justiça para além do mundo do espetáculo, da ordem e da segurança
Lúcia Schneider Hardt
e472036
pdf
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP): dimensões da gestão escolar entre os anos de 2010 a 2018
Marilândes Mól Ribeiro de Melo, José Galotta Lucena
e474937
pdf
Desafios da educação climática no Brasil: promessas de uma metodologia estrangeira para salvar o país
Evelyn de Oliveira Araripe, Vânia Gomes Zuin
e481438
pdf
O Jornal Escolar O Estudante Orleanense e as representações de maternidade e mãe: um diálogo possível com a filosofa Simone de Beauvoir
Cintia Gonçalves Martins, Giani Rabelo
e483439
pdf
Infâncias no recreio do ensino fundamental: das (im)possibilidades de exploração dos espaços e do tempo
Aline Sommerhalder , Heliny de Carvalho Massimo
e483840
PDF
A biologia e metodologia das ciências naturais no curso normal no Maranhão (1946-1949)
Tiago Rodrigues da Silva, Odaléia Alves da Costa
e501241
pdf
O lápis, o caderno, um pouco de dignidade e uma fresta no tempo: a educação nas prisões brasileiras
Maria Luzineide Pereira da Costa Ribeiro
e480742
pdf
Educação e literatura infantil: personagens idosos com Alzheimer
Monica de Avila Todaro, Meire Cachioni
e441843
pdf
Os currículos prescrito e apresentado no manual do professor do livro didático relativo à Estatística
Alissá Mariane Garcia Grymuza, Gilda Lisbôa Guimarães
e477144
pdf
Letramento crítico no livro didático de inglês – anos finais do ensino fundamental
Roniel Paniago Lima, Silvio Ribeiro da Silva
e483945
pdf
O professor iniciante na escola do campo: reflexões sobre os desafios enfrentados
Patricia Mascarenhas dos Santos, Solange Helena Ximenes-Rocha
e449746
pdf
Sala de aula equitativa: a gestão e o trabalho pédagógico do professor nessa dinâmica
Erika Ferreira Floriano, Erika Ferreira Floriano
e491947
pdf
Formação inicial de professores e inserção à docência: uma aproximação efetiva?
Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza
e431648
pdf
A Metanálise na pesquisa de abordagem Qualitativa: história, conceitos e etapas
Ronualdo Marques, Jacques de Lima Ferreira, Marilia Andrade Torales Campos
e484249
pdf
Contribuições de um Programa de Especialização em Saúde da Família para a prática profissional na Atenção Primária à Saúde
Jailton Rocha Misael Misael, Claudio José dos Santos Júnior, Geraldo Magella Teixeira, Euclides Mauricio Trindade Filho, Flávia Accioly Canuto Wanderley, Almira Alves dos Santos
e451150
pdf
Leitura de obras literárias para a construção do pensamento crítico do educando
Izabel Cristina Wagner
e443451
pdf
O papel da coordenação de curso de graduação na conjuntura da educação como negócio
Jackeline Cristiane Santos, Mara Regina Lemes De Sordi
e432752
pdf
Perspectiva histórica, conceitos e possibilidades para realizar a pesquisa do tipo Estado da Arte
João Victor de Mello Avelino, Jacques de Lima Ferreira, Cristina Carta Cardoso de Medeiros
e498353
pdf
Desenho universal para aprendizagem e a inclusão escolar no ensino superior: uma revisão de literatura
Camila Siqueira Cronemberger Freitas, Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
e504754
pdf
Projeto de vida e juventude: uma reflexão a partir da noção de vocação e destino
Antonio Marcos Francisco, Roseli Esquerdo Lopes
e653555
pdf
Intermitências no direito à educação de adolescentes autores de atos infracionais no Brasil
Ivana Aparecida Weissbach Moreira, Giovana Henrich
e471456
pdf
Tempos e espaços do currículo nos cursos técnicos integrais ao Ensino Médio
Ana Claudia Burmester, Roberta Pasqualli
e445757
pdf
BNC-Formação: mais um passo em direção a mercantilização da educação através da formação docente
Dalvana Silva da Gama, Rita Severo Bastos
e451358
pdf
Cursinhos Pré-Vestibulares Populares e a potencialidade do seu projeto social: muito além da pandemia
Merilin Baldan
e446059
pdf
Educação para pessoa privada de liberdade: narrativas e reflexões para uma escola acolhedora
Valdo Hermes Barcelos, Maria Aparecida Azzolin
e461160
pdf
Memória Organizacional de Boas Práticas Pedagógicas em uma Escola de Sistema Prisional no Brasil
Márcia Hiroko Kawamoto, Letícia Fleig Dal Forno, Lucas França Garcia, ELY MITIE MASSUDA
e466161
pdf
Outros espaços de aprendizagem: a escola e o acesso à cultura e as atividades culturais
Tatiane Peres Zawaski
e504362
pdf
Desafios e mediações à qualidade da formação de enfermeiros: percepção de coordenadores de graduação
Jackeline Cristiane Santos, Mara Regina Lemes de Sordi
e460573
pdf
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
Enviar Submissão
Enviar Submissão