APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v19i1.6951

Palavras-chave:

Estágio curricular supervisionado, Professor colaborador, Identidade docente

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar, sob a perspectiva dos estudantes, as aprendizagens adquiridas nos estágios. Esta pesquisa qualitativa, de tipo exploratório, utilizou como técnicas de coleta de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Dos dados analisados, emergiram dois eixos: “Aprendizagens sobre a docência no estágio curricular supervisionado (ECS)”, em que aprendizagens sobre a docência são percebidas pelos estagiários de Educação Física; e o segundo, intitulado “O papel do professor colaborador (PC) na construção da identidade docente”, em que foi examinada a percepção dos estagiários sobre o papel que esse profissional exerce na construção da sua identidade. A partir disso, observamos o reconhecimento da importância dos estágios para a formação, bem como a relevância do PC no âmbito da docência e identidade profissional, que é promovida em função da parceria estabelecida entre universidade e escolas. Os estagiários identificam práticas ligadas à gestão do tempo de aula, à linguagem adequada à faixa etária, à utilização de espaços e materiais para as aulas de Educação Física, porém também pontuam dificuldades concernentes à relação entre a universidade e a escola, indicando a necessidade de maior aproximação entre elas. Por fim, constatamos que as aprendizagens da docência adquiridas nos estágios contribuem para a identidade docente, e que o PC exerce influência nesse processo, entretanto é preciso um trabalho de parceria entre a universidade e as escolas, para que isso ocorra. É preciso estreitar os laços entre universidade e escola, visando a formação dos futuros professores de Educação Física

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Biografia do Autor

Dijnane Vedovatto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Docente do departamento de metodologia de ensino da Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

17.03.2025

Como Citar

KAWAMOTO, Emilie Erbetta Mahas; VEDOVATTO, Dijnane. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. e695107, 2025. DOI: 10.14244/reveduc.v19i1.6951. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6951. Acesso em: 1 abr. 2025.
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