APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v19i1.6951Palavras-chave:
Estágio curricular supervisionado, Professor colaborador, Identidade docenteResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar, sob a perspectiva dos estudantes, as aprendizagens adquiridas nos estágios. Esta pesquisa qualitativa, de tipo exploratório, utilizou como técnicas de coleta de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Dos dados analisados, emergiram dois eixos: “Aprendizagens sobre a docência no estágio curricular supervisionado (ECS)”, em que aprendizagens sobre a docência são percebidas pelos estagiários de Educação Física; e o segundo, intitulado “O papel do professor colaborador (PC) na construção da identidade docente”, em que foi examinada a percepção dos estagiários sobre o papel que esse profissional exerce na construção da sua identidade. A partir disso, observamos o reconhecimento da importância dos estágios para a formação, bem como a relevância do PC no âmbito da docência e identidade profissional, que é promovida em função da parceria estabelecida entre universidade e escolas. Os estagiários identificam práticas ligadas à gestão do tempo de aula, à linguagem adequada à faixa etária, à utilização de espaços e materiais para as aulas de Educação Física, porém também pontuam dificuldades concernentes à relação entre a universidade e a escola, indicando a necessidade de maior aproximação entre elas. Por fim, constatamos que as aprendizagens da docência adquiridas nos estágios contribuem para a identidade docente, e que o PC exerce influência nesse processo, entretanto é preciso um trabalho de parceria entre a universidade e as escolas, para que isso ocorra. É preciso estreitar os laços entre universidade e escola, visando a formação dos futuros professores de Educação Física
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