Categorização do jogo para a pré-escola a partir da concepção da cultura corporal
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6531Palavras-chave:
Atividade Lúdica, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação InfantilResumo
Quando pensamos na escola de educação infantil, o jogo é algo presente, porém nem sempre explorado em suas potencialidades, visando uma formação desenvolvente da criança pequena. Nesse cenário, o jogo acaba representado um momento de recreação e pausa das atividades de sala de aula. Parte dessa problemática, segundo nosso entendimento, está na ausência de uma organização didática do conteúdo jogo para a educação pré-escolar. Por isso, o objetivo desta pesquisa foi propor uma categorização inicial do jogo para a pré-escola a partir da concepção da cultura corporal, auxiliando o professor em sua prática de ensino. À luz do método materialismo histórico-dialético, realizou-se um estudo de natureza teórico-conceitual que buscou fazer uma primeira aproximação da categorização do jogo como conhecimento a ser socializado na pré-escola. Como resultado, a literatura da área mostrou o jogo como um conteúdo pouco explorado na educação infantil e associado, de forma equivocada, a brincadeiras de parque ou recreação, seguindo o propósito de desenvolvimento motor e divertir. Nesse contexto, uma categorização inicial do jogo para a pré-escola foi uma demanda própria do estudo, organizando os jogos em categorias, subcategorias, aspectos essenciais e atividades da cultura corporal vinculadas. Assim, o papel do jogo na ontogênese da criança é gestar a cultura corporal mediante sua prática. Como conclusões do estudo, destacamos que apesar das limitações relacionadas à categorização proposta necessitar ser testada/aperfeiçoada, inclusive em uma pesquisa de campo, elaboramos uma primeira aproximação desse tema, encorajando futuras investigações e o reconhecimento do jogo como um conhecimento escolar na pré-escola.
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