Percepções de professores sobre crenças e valores sociais relacionados à profissão docente em escolas de unidades prisionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994588

Palavras-chave:

Docência na prisão, Identidade docente, Valores sociais.

Resumo

O presente estudo buscou descrever como os professores se sentem em relação às crenças e valores sociais relacionados à profissão docente em escolas de unidades prisionais e como essa imagem atribuída pelo outro pode influenciar a maneira pela qual o professor constitui a sua autoimagem. A pesquisa contou com a participação voluntária de cinco professores da educação escolar de uma instituição prisional e uma entrevista de caráter complementar com a diretora da escola. Para a sua realização, utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados entrevistas abertas e registros em diário de campo. Os resultados sugerem que, frequentemente, faz parte da identidade desses professores o sentimento de serem desvalorizados, ignorados devido ao anonimato, incompreendidos e, mesmo, discriminados pela sociedade em geral.

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Biografia do Autor

Alisson José Oliveira Duarte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017), Especialista em Psicanálise Clínica pela Universidade de Araraquara (2014), Graduado em Psicologia pela Universidade de Uberaba (2011).

Helena de Ornellas Sivieri-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Psicóloga, doutora em Psicologia pela USP/RP. Pós-doutorado em Educação pela UFSCar e pela Universidade do Minho (Braga/Portugal). Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 

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Publicado

24.03.2021

Como Citar

JOSÉ OLIVEIRA DUARTE, Alisson; DE ORNELLAS SIVIERI-PEREIRA, Helena. Percepções de professores sobre crenças e valores sociais relacionados à profissão docente em escolas de unidades prisionais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4588030, 2021. DOI: 10.14244/198271994588. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4588. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
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