As aulas de física como um acontecimento de sentido a partir da filosofia da experiência
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6188Palavras-chave:
Prática pedagógica, Aprendizagem escolar, Pensamento complexoResumo
Esse texto traz a experiência como um acontecimento de sentido, conforme proposto por Jorge Larrosa, como uma alternativa ao modelo de ensino comumente reproduzido nas instituições de Educação. O pesquisador pensa o ensino a partir da subjetividade, dimensão esta que a razão monolítica e crítica tentou afastar das práticas pedagógicas. Promover uma nova forma de pensar o ensino não é tarefa fácil, mas necessária, como demonstra Edgar Morin, quando fala da urgência da reforma do pensamento e do ensino, através do modo de pensar complexo, que apresenta como alternativa ao modo de pensar simplista produzido pelo cartesianismo. À luz dos fundamentos do Pensamento Complexo, dos princípios da experiência e do papel da linguagem no ensino de Ciências, esse ensaio traz a emergência de uma possibilidade de ensino que subverte os paradigmas tradicionais, ciente das dificuldades de tal desafio, mas igualmente ciente de sua necessidade, como tentativa de construir novos sentidos para o ensino, especialmente nas aulas de Física, em que, embora muitas sejam as possibilidades desse campo do saber, especialmente considerando os avanços das tecnologias nas práticas sociais, segue direcionada aos exames e vestibulares do país, muitas vezes distante de “sentido” para os estudantes.
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