As aulas de física como um acontecimento de sentido a partir da filosofia da experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6188

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Aprendizagem escolar, Pensamento complexo

Resumo

Esse texto traz a experiência como um acontecimento de sentido, conforme proposto por Jorge Larrosa, como uma alternativa ao modelo de ensino comumente reproduzido nas instituições de Educação. O pesquisador pensa o ensino a partir da subjetividade, dimensão esta que a razão monolítica e crítica tentou afastar das práticas pedagógicas. Promover uma nova forma de pensar o ensino não é tarefa fácil, mas necessária, como demonstra Edgar Morin, quando fala da urgência da reforma do pensamento e do ensino, através do modo de pensar complexo, que apresenta como alternativa ao modo de pensar simplista produzido pelo cartesianismo. À luz dos fundamentos do Pensamento Complexo, dos princípios da experiência e do papel da linguagem no ensino de Ciências, esse ensaio traz a emergência de uma possibilidade de ensino que subverte os paradigmas tradicionais, ciente das dificuldades de tal desafio, mas igualmente ciente de sua necessidade, como tentativa de construir novos sentidos para o ensino, especialmente nas aulas de Física, em que, embora muitas sejam as possibilidades desse campo do saber, especialmente considerando os avanços das tecnologias nas práticas sociais, segue direcionada aos exames e vestibulares do país, muitas vezes distante de “sentido” para os estudantes.

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Biografia do Autor

Verena Santos Andrade Ferreira, IFBA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié, mestre em Estudo de Linguagem pela Universidade do Estado da Bahia, Campus Salvador e doutoranda em Ensino pela Universidade do Sudoeste da Bahia, Campus Vitória da Conquista. Membro do grupo de Pesquisa GEPECC (Grupo de Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científico). É pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Estado da Bahia, Campus Jequié e professora da Faculdade Pitágoras, na mesma cidade.

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Publicado

25-10-2024

Como Citar

SANTOS ANDRADE FERREIRA, V. As aulas de física como um acontecimento de sentido a partir da filosofia da experiência. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6188160, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6188. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6188. Acesso em: 1 nov. 2024.

Edição

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