Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação

Autores

  • Rosa Maria Rigo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS
  • Maria Inês Côrte Vitória Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS
  • José António Marques Moreira

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993417

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Ensino superior.

Resumo

Este relato de experiência tratou de analisar limitações e potencialidades no decorrer do processo de escrita de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. Utilizando a análise de conteúdo (BARDIN, 2010), os resultados apontaram como limitações: 1) a escrita de gêneros textuais necessita ser praticada, incentivada regularmente; 2) fomento à cultura leitora se faz urgente desde o ingresso na universidade. Como potencialidades o estudo apontou: 1) a escrita acadêmica pode se tornar elemento importante em processos de engajamento estudantil; 2) a aprendizagem por pares evidenciou a melhoria na escrita dos TCCs; 3) a promoção da aprendizagem ativa auxilia na elaboração do TCC; 4) a atribuição de sentido ao TCC auxilia na autonomia do estudante, desde que amparado em leitura de bons textos de referência.

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Biografia do Autor

Rosa Maria Rigo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS

Faculdade de Educação

Escola de Humanidades

Maria Inês Côrte Vitória, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS

Faculdade de Educação

Escola de Humanidades

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Publicado

13.04.2020

Como Citar

RIGO, Rosa Maria; VITÓRIA, Maria Inês Côrte; MOREIRA, José António Marques. Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3417079, 2020. DOI: 10.14244/198271993417. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3417. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
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