Desenvolvimento profissional e práticas pedagógicas com a Matemática: a trajetória de uma professora da infância
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6361Palavras-chave:
Educação Infantil, Educação Matemática, Formação de Professores, Desenvolvimento ProfissionalResumo
O presente artigo trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo o trabalho desenvolvido por professoras de Educação Infantil, no que se refere às práticas com a Educação Matemática para promover o pensamento matemático nas crianças. Configurou-se como problema de pesquisa a seguinte questão: quais experiências com a matemática podemos encontrar na trajetória de professoras de Educação Infantil e, de que maneira tais experiências podem influenciar em seu desenvolvimento profissional e em suas práticas pedagógicas ao promoverem o pensamento matemático nas crianças? Como procedimentos metodológicos utilizamos a produção de narrativas e a realização de entrevistas semiestruturadas. Posteriormente, foi realizada a triangulação das fontes e para a interpretação do material produzido foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). No recorte aqui proposto apresentamos alguns episódios da trajetória formativa e profissional de uma das professoras investigadas, a fim de entrelaçá-las à relevância das práticas com a Educação Matemática na infância, bem como à necessidade de investimento nos processos de formação continuada que evidenciem à qualidade do ensino e da aprendizagem e a construção significativa do conhecimento. A partir do estudo, considera-se que a participação dos professores de Educação Infantil em grupos colaborativos contribui com o desenvolvimento profissional e, consequentemente, com a ampliação da qualidade educacional oferecida às crianças.
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