Professores universitários iniciantes: entre caminhos individuais e responsabilidades coletivas
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994260Palavras-chave:
Professor universitário, Necessidade de formação profissional, Iniciação de professores, Responsabilidade compartilhada.Resumo
O artigo objetiva compreender os desafios inerentes à fase inicial do exercício da docência, com foco nas necessidades formativas e, consequentemente, nas responsabilidades coletivas por um projeto de formação universitária. O texto, proveniente de uma pesquisa predominantemente qualitativa, toma como base os dados produzidos a partir do acompanhamento do trabalho de 10 professores iniciantes de uma universidade pública estadual, atuantes em diferentes áreas do conhecimento. Acompanhamento que recorreu, essencialmente, à observação livre e intensiva de suas aulas, durante um semestre letivo e à adoção de narrativas como possibilidade de reflexão e formação. A análise dos dados possibilitou compreender que os caminhos individuais de formação e atuação profissional, construídos pelos professores universitários iniciantes, precisam ser fortalecidos a partir de responsabilidades coletivas que deem sustentação às suas microdecisões pedagógicas. Para tanto, são necessárias condições que favoreçam a promoção e a potencialização de diversificadas experiências concretizadas em iniciativas institucionais ou apoiadas por estratégias de pesquisa-formação. Aciona-se não só a compreensão das necessidades formativas sentidas pelos professores (dimensão subjetiva), referenciadas no campo pedagógico, como também as necessidades socialmente desejadas (dimensão objetiva). Vislumbra-se, assim, a interface entre os conhecimentos pedagógicos para o exercício da docência e a responsabilidade social inerente a um projeto socialmente pertinente e cientificamente relevante de formação de cidadãos-profissionais.
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