Performance pedagógica de tutores na educação a distância (Pedagogical performance of tutors in distance education)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992469Resumo
Abstract
This article deals with a study about the pedagogical performance of the group of tutors of the Undergraduate Program of Professors for Professional Education, the Special Program of Graduation (PEG), of the Open University of Brazil (UAB) at the Federal University of Santa Maria (UFSM). The objective is to approach pedagogical performance as a process of profound and complex transformation that provides innovation in the teaching-learning process, from the networked educational technologies, in the context of Distance Education tutoring (EAD). It is a methodological procedure of critical and reflexive analysis on the pedagogical performance of said group of tutors in the period between 2016 and 2017. The concept of pedagogical performance is defined as being what tutors perform to practice tutoring and the concept of technological-pedagogical fluency as the knowledge regarding the integration of technological resources into educational purposes. In addition, the actions that the group of tutors developed in their performance are analyzed. As a result, both technological and pedagogical fluency and innovation are basic principles of tutors’ pedagogical performance. Conclusively, it is emphasized the need of the tutors group to increase their levels of technological-pedagogical fluency so that it is possible to innovate in pedagogical actions, enhancing the teaching-learning process.
Resumo
Este artigo trata de um estudo sobre a performance pedagógica do grupo de tutores do Curso de Graduação de Professores para Educação Profssional, do Programa Especial de Graduação (PEG), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Objetiva-se abordar a performance pedagógica como um processo de transformação profundo e complexo que proporciona inovação no processo ensino--aprendizagem, a partir das tecnologias educacionais em rede, no contexto da tutoria na Educação a Distância (EAD). Trata-se de um procedimento metodológico de análise crítica e reflexiva sobre a performance pedagógica do referido grupo de tutores no período compreendido entre os anos de 2016 e 2017. Define-se o conceito de performance pedagógica como aquilo que os tutores realizam para exercer a tutoria e o conceito de fluência tecnológico-pedagógica como o conhecimento em relação à integração de recursos tecnológicos
com finalidades educacionais. Além disso, analisam-se as ações que o grupo de tutores desenvolve na sua performance. Como resultado, constata-se que tanto a fluência tecnológico-pedagógica quanto a inovação são princípios básicos da performance pedagógica dos tutores. Conclusivamente, enfatiza-se a necessidade do grupo de tutores ampliarem os seus níveis de fluência tecnológico-pedagógica para que seja possível inovar em ações pedagógicas, potencializando o processo ensino-aprendizagem.
Keywords: Pedagogical performance, Technological-pedagogical fluency, Innovation, Tutor.
Palavras-chave: Performance pedagógica, Fluência tecnológico-pedagógica, Inovação, Tutor.
References
ABEGG, Ilse; DE BASTOS, Fábio da Purificação; MALLMANN, Elena Maria. Tutoria e Monitoramento Eletrônico das Atividades de Estudo em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. ABED, Santa Maria, 2010. Disponível em: <www.abed.org.br/congresso2010/cd/152010195145.pdf> Acesso em 17 set 2017.
AMARAL, Sergio Ferreira do; AMIEL, Tel. Nativos e imigrantes: Questionando o conceito de Fluência Tecnológica Docente. Revista Brasileira de Informática da Educação, Campinas, SP, v. 21, n. 3, p. 1-11, dez. 2013. Disponível em: < http://goo.gl/oUoOTc>. Acesso em 21 dez 2016.
BIANCALANA, Gisela Reis. Corpos em Performance: o processo formativo e o aspecto improvisacional dos trovadores gaúchos e dos atores. 2010. 325f. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, do Instituto de Artes da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
CONTE, Elaine. Aporias da performance na educação. 2012. 283f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação: Porto Alegre, 2012.
CONTE, Elaine. Tempo e performance no trabalho docente. Revista Educação, Santa Maria, v. 39, n. 31, p. 541-552, set./dez. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/14250/pdf>. Acesso em: 15 fev 2017.
CORRÊA, Juliane. Sociedade da informação, globalização e educação a distância. Rio de Janeiro: Senac, 2005.
ELLIOTT, Mark. Stigmergic Collaboration: The Evolution of Group Work. M/C Journal, 9.2 (2006). 04 Aug. 2016. Disponível em: <http://journal.media-culture.org.au/0605/03-elliott.php>. Acesso em: 03 ago 2016.
HARTMANN, Luciana. A Memória na Pele: performances narrativas de contadores de ‘causos’. Ilha - Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2 (2007), p. 215-245, 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/6934>. Acesso em: 10 mar 2017.
ICLE, Gilberto. Para apresentar a Performance à Educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 35. p. 11-22, maio/ago. 2010. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/issue/viewIssue/1081/393>. Acesso em: 18 abr 2017.
ICLE, Gilberto. Da performance na educação: perspectivas para a pesquisa e a prática. In: PEREIRA, Marcelo de Andrade (org). Performance e Educação: (des)territorializações pedagógicas. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.
ICLE, Gilberto; BONATTO, Mônica Torres; PEREIRA, Marcelo de Andrade. Apresentação-Performance e Escola. Cadernos CEBES, Campinas, v.37, n. 101, p. 1-4, Jan./Abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0101326220170001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 set 2017.
JACQUES, Juliana Sales. Performance multidisciplinar nas ações de pesquisa, desenvolvimento e capacitação: produção de materiais didáticos hipermidiáticos no Moodle. 2014. 244f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2014.
KAFAI et al. National Research Council. Being Fluent with Information Technology. National Academy Press. Washington, D.C. ISBN: 0-309-51741-9, 128 pages, 1999.
MALLMANN, Elena Maria. Mediação Pedagógica em Educação a Distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos. 2008. 304f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2008.
MALLMANN, Elena Maria et al. Guia de tutores UAB/UFSM. Editora UFSM, 1 ed. 2011. 13 p.
MALLMANN, Elena Maria et al. Ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede: complexidade da performance docente. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n.2, p. 309-334, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex>. Acesso em: 15 fev 2017.
MALLMANN, Elena M.; SCHNEIDER, Daniele R.; MAZZARDO Mara D. Fluência tecnológico-pedagógica (FTP) dos tutores. Revista RENOTE Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44468>. Acesso em: 10 abr. 2017.
MALLMANN, Elena Maria; JACQUES, Juliana Sales. Recurso Didático Digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual. Texto Digital, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, v. 11, n. 2, p. 53-70, jul./dez. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n2p53>. Acesso em: 18 fev. 2017.
MIT MEDIA LAB. Fluência Tecnológica. Tradução de Tereza Martinho Marques. Azeitão, Setúbal, Portugal. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/847/53/20152_ulsd_dep.17852_tm_anexo38e.pd. Acesso em 19 set. 2015.
PAPERT, S.; RESNICK, M. Technological Fluency and the Representation of Knowledge. Proposal to the National Science Foundation. MIT MediaLab, 1995. Disponível em: < http://grantome.com/grant/NSF/DRL-9553474>. Acesso em: 06 jul. 2017.
PEREIRA, Marcelo de Andrade (org). Performance e Educação: (des)territorializações pedagógicas. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.
PEREIRA, Marcelo de Andrade; BOLZAN, Doris Pires Vargas; HENZ, Celso Ilgo. Editorial-Revista Educação. Educação - Revista do Centro de Educação/ UFSM, Santa Maria, v. 39, n. 3, p. 473-476, set./dez. 2014. Disponível em: <https:// periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/16004/pdf>. Acesso em: 18 abr. 2017.
SALGADO, Tiago Barcelos Pereira. Perfomance. Dispositiva - Revista do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, v.2, n.2, p. 74-90, 2014: (novembro, 2013 – junho, 2014). Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/dispositiva/article/view/7627/6605>. Acesso em: 25 jan. 2017.
SCHECHNER, Richard. O que é Performance. O Percevejo. Rio de Janeiro: UNIRIO, ano 11, número 12, 2003. Disponível em: <http://docslide.com.br/ documents/o-que-e-performance-schechner.html>. Acesso em: 02 fev. 2017.
SCHECHNER, Richard; ICLE, Gilberto; PEREIRA, Marcelo de Andrade. O que pode a performance na educação? Uma entrevista com Richard Schechner. Educação & Realidade, v. 2, n. 35. p. 23-35, maio/ago 2010. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13502>. Acesso em: 11 mar. 2016.
SCHNEIDER, Daniele da Rocha. Prática dialógico-problematizadora dos tutores na UAB/UFSM: fluência tecnológica no Moodle. 2012. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-04-07
##plugins.generic.dates.published## 2018-09-01