POTENCIAL DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E CONVERGÊNCIA ENTRE AS MODALIDADES NA UFSM
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199742Resumo
O foco de análise é a implementação e o fomento de práticas escolares, para potencializar a integração das tecnologias e a convergência entre as modalidades na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil, por meio de Recursos Educacionais Abertos. Objetivamos sistematizar princípios conceituais e práticas que balizam a utilização de recursos educacionais abertos, com vistas a maximizar diálogo e produção curricular mediados por tecnologias. Os procedimentos metodológicos de pesquisa-ação (planejamento participativo, observação e questionários survey) geraram dados para análise referente à programação e à problematização de Recursos Educacionais Abertos, em cursos de graduação e pós-graduação mediados pelo Moodle institucional. Os resultados de acoplamento da pesquisa à ação didático-metodológica inovadora na UFSM evidenciam crescimento exponencial na programação semanal de recursos e atividades de estudo no Moodle. A afirmação conclusiva destaca que a disponibilização e o suporte técnico institucional de tecnologias em rede ampliam condições para integração e convergência entre as modalidades, especialmente no âmbito dos recursos educacionais abertos como hipertextos programados em html.
Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos; Tecnologias Educacionais; Integração e Convergência.
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199742
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-10-30
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-29