POTENCIAL DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E CONVERGÊNCIA ENTRE AS MODALIDADES NA UFSM

Autores

  • Elena Maria Mallmann UFSM
  • Juliana Sales Jacques UFSM
  • Anna Helena Silveira Sonego UFSM
  • Tatiana Gloor Teixeira UFSM
  • Iris Cristina Datsch Toebe UFSM
  • Fabiane da Rosa Domingues UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199742

Resumo

O foco de análise é a implementação e o fomento de práticas escolares, para potencializar a integração das tecnologias e a convergência entre as modalidades na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil, por meio de Recursos Educacionais Abertos. Objetivamos sistematizar princípios conceituais e práticas que balizam a utilização de recursos educacionais abertos, com vistas a maximizar diálogo e produção curricular mediados por tecnologias. Os procedimentos metodológicos de pesquisa-ação (planejamento participativo, observação e questionários survey) geraram dados para análise referente à programação e à problematização de Recursos Educacionais Abertos, em cursos de graduação e pós-graduação mediados pelo Moodle institucional. Os resultados de acoplamento da pesquisa à ação didático-metodológica inovadora na UFSM evidenciam crescimento exponencial na programação semanal de recursos e atividades de estudo no Moodle. A afirmação conclusiva destaca que a disponibilização e o suporte técnico institucional de tecnologias em rede ampliam condições para integração e convergência entre as modalidades, especialmente no âmbito dos recursos educacionais abertos como hipertextos programados em html.

Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos; Tecnologias Educacionais; Integração e Convergência.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199742

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elena Maria Mallmann, UFSM

Professora-Adjunta (UFSM) do Departamento de Administração Escolar (ADE) - Centro de Educação (CE), Santa Maria, RS

Juliana Sales Jacques, UFSM

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSM), Santa Maria, RS

Anna Helena Silveira Sonego, UFSM

Centro de Educação - Programa de Pós-graduação, mestrado em Educação

Tatiana Gloor Teixeira, UFSM

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSM), Santa Maria, RS

Iris Cristina Datsch Toebe, UFSM

Aluna de Graduação em Pedagogia (CE/UFSM), bolsista PIBIC-CNPq, Santa Maria, RS

Fabiane da Rosa Domingues, UFSM

Aluna de Graduação em Pedagogia (CE/UFSM), bolsista PROBIC-FAPERGS, Santa Maria, RS

Downloads

Publicado

29-11-2013

Como Citar

MALLMANN, E. M.; JACQUES, J. S.; SONEGO, A. H. S.; TEIXEIRA, T. G.; TOEBE, I. C. D.; DOMINGUES, F. da R. POTENCIAL DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E CONVERGÊNCIA ENTRE AS MODALIDADES NA UFSM. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 263–284, 2013. DOI: 10.14244/19827199742. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/742. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-31
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-10-30
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-29