O atravessamento do início da carreira docente: uma análise a partir do patrimônio disposicional
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6599Parole chiave:
Desenvolvimento profissional docente, retrato sociológico, disposições, choque de realidadeAbstract
Uma fase muito marcante e decisiva do desenvolvimento profissional de um professor é a sua entrada na carreira. A importância dessa etapa se dá sobretudo pela centralidade na constituição da identidade docente e na inserção e adaptação no âmbito da profissão. O presente estudo focaliza na análise das disposições incorporadas por um professor de Física a partir de processos de socialização e na influência dessas disposições em seu enfrentamento aos primeiros desafios do início de carreira. A partir da elaboração de um retrato sociológico, dispositivo metodológico que integra material empírico, referencial teórico disposicionalista e análise, foi possível analisar de que modo as diferentes situações vividas pelo indivíduo nos mais distintos períodos de sua biografia constituíram um patrimônio de disposições que se configuraram como fundamentais para a travessia dos momentos iniciais da carreira docente. Foram inferidas duas disposições fortemente arraigadas em seu repertório, quais sejam, uma disposição ascética e uma disposição à resiliência. A disposição ascética foi favorável ao professor nos primeiros anos de sua atuação no magistério, haja vista que não desistiu do ofício, acreditando em seu aperfeiçoamento e na melhoria de suas práticas. A disposição à resiliência foi basilar para que enfrentasse as adversidades do início da carreira, dada sua obstinação e resistência nesse período crítico. Assim, a travessia pelo choque com a realidade pôde ser suavizada sob a influência das disposições, levando o professor a um comprometimento para com a docência na educação básica.
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