FormAção-continuada em Modelagem Matemática na modalidade remota: a rede e o fenômeno da hibridização
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996251Parole chiave:
Formação de professores, Práticas, Associações, Pandemia.Abstract
Este artigo objetiva descrever e mapear as associações que envolvem uma heterogeneidade de elementos humanos e não humanos em um contexto de um programa de formAção-continuada em Modelagem Matemática na modalidade remota. Para tanto, seguiu-se os caminhos propostos pela Teoria Ator-Rede (TAR) com o intuito de apresentar um olhar voltado para as práticas mapeadas em um curso de extensão ofertado durante o Período Letivo Extraordinário (PLE) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) na modalidade remota, em função da pandemia da Covid-19, em 2020. A proposta estava vinculada a três núcleos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem), com sede em três universidades públicas no interior da Bahia. Toma-se a rede como uma "ferramenta metodológica", não apenas para descrever o que aconteceu, mas para analisar os elementos que criam um mundo e suas associações. Tem-se como referência os princípios do agnosticismo, da simetria generalizada e da associação livre para descrever as práticas. Os resultados indicam que associações estabelecidas entre os formadores-participantes e o WhatsApp, entre os formadores-participantes, o Google Meet e o Google Forms, bem como entre participantes do curso e o Google Classroom deram origem a novas associações que se denominam associações colaborativas internas, externas, alternativas e matemáticas. Essas associações colocaram em relevo o engajamento, a interatividade e a produtividade, cartografados no curso de formação.
Metriche
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle; SILVA, Karina Alessandra Pessoa; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2016.
BAIRRAL, Marcelo Almeida. As manipulações em tela compondo as dimensões corporificada da cognição matemática. JIEEM, Londrina, v. 10, n. 2, p. 99-106, 2017.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem e modelos matemáticos na Educação Científica. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 65-85, 2009.
BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
BIEMBENGUT, Maria Salett. S. Modelagem no Ensino Fundamental. Blumenau: Edifurb, 2014.
BORBA, Marcelo de Carvalho; GADANIDIS, George. Virtual communities and networks of practising mathematics teachers: the role of technology in collaboration. Educational Studies in Mathematics, v. 98, n. 3, p. 269-286, jul. 2018.
BRAGA, Camila; SUAREZ, Maribel. Teoria Ator-Rede: novas perspectivas e contribuições para os estudos de consumo. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 2, n. 16, p. 218-231, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Parecer no 05/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: CNE/MEC, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial União: seção 1, Brasília, DF, n. 124, p. 8-12, 2 jul. 2015.
CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade et al. (org.). Formação de professores em Comunidades de Prática: frações e raciocínio proporcional. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação continuada de professores. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Alexandre C.; VIEIRA, Lívia Fraga. Dicionário de Trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2010.
FIORENTINI, Dario; CRECCI, Vanessa Moreira. Metassíntese de pesquisas sobre conhecimentos/saberes na formação continuada de professores que ensinam matemática. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, v. 25, n.1, pp. 164-185, 2017.
GATTI, Bernadete Angelina et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. [S. l.: s.n.], 2019.
LATOUR, Bruno. Investigação sobre modos de existência: uma antropologia dos modernos. Tradução Alexandre Agabiti Fernandez. Petrópolis: Vozes, 2019.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Bauru: Edusc, 2012.
LEMOS, André Luiz Martins. Mídia, tecnologia e educação: atores, redes, objetos e espaço. In: LINHARES, Ronaldo Nunes; PORTO, Cristiane de Magalhães; FREIRE, Valéria. Mídia e educação: espaços e (co)relações de conhecimentos. Aracaju: EdUNIT, 2014. p. 11-28.
LUNA, Ana Virginia de Almeida; BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem matemática e os textos produzidos em um programa de formação continuada. Zetetiké, Campinas, v. 23, n. 44, p. 347-376, jul./dez. 2015.
MARMITT, Rosi Kelly Regina; BONOTTO, Danusa de Lara. Modelagem Matemática na Educação Matemática e Formação Continuada de Professores: caminhos para o desenvolvimento profissional. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, p. 1-24, 2020.
MEYER, João Frederico da Costa; CALDEIRA, Ademir Donizete; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem em Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
MONTEIRO, Silvana Drumond; VIGNOLI, Richele Grenge; DE ALMEIDA, Carlos Cândido. O Pós-Humano como paradigma emergente na Ciência da Informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 4, p. 1-28, 2020.
MUSSO, Pierre. A filosofia da rede. In: PARENTE, A. (org.). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2004. p. 17-38.
NACARATO, Adair. Mendes. A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas? Revista Brasileira de Educação, Itatiba, v. 21, n. 66, p. 699-716. jul./set. 2016.
NOBRE, Júlio César Almeida; PEDRO, Rosa Maria Leite Ribeiro. Reflexões sobre possibilidades metodológicas da Teoria Ator-Rede. Cadernos UniFOA, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 47-56, dez. 2010.
OLIVEIRA, Andreia Maria Pereira; BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem matemática e situações de tensão na prática pedagógica dos professores. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 24, n. 38, p. 265-296, abr. 2011.
OLIVEIRA, Juliana et al. Mathematical modeling of COVID-19 in 14.8 million individuals in Bahia, Brazil. Nat Commun v.12, n. 333, 2021.
RODRIGUES. Paulo Henrique; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Identidade Profissional de futuros professores de Matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no Vaivém. Zetetiké, Campinas, v. 28, n. 2, 1-26, 2020.
SANTOS, Edméa. Notícias: EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? #livesdejunho... ReDoc: Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, ago. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119. Acesso em: 12 abr. 2021.
SALGADO, Tiago Barcelos Pereira. Fundamentos Pragmáticos da teoria Ator-Rede para análise de ações comunicacionais em redes sociais online. 2018. 287 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
SILVA, Patrícia; PRETTO, Nelson de Lucca; LIMA, Danilo Mota. Relações sociotécnicas do movimento escola sem partido a partir de uma análise pós-qualitativa. Interfaces Científicas, Aracajú, v. 10, n. 2, p. 80-94, 2020. Número Temático.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
TOGNETTA, Luciene Regina Paulino. Bullying: quem tem medo? Uma proposta de implantação de um programa em que a convivência entre as crianças na escola seja um valor. 1. ed. Americana: Adon, 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Modelos matemáticos baianos para auxiliar no combate à Covid-19 são publicados na revista Nature. Salvador: UFBA, 2021. Disponível em: https://coronavirus.ufba.br/modelos-matematicos-baianos-para-auxiliar-no-combate-covid-19-sao-publicados-na-revista-nature. Acesso em: 3 mar. 2023.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-07-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13