Docências contemporâneas: do ensino de conteúdos à gestão das emoções

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DOI :

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6613

Mots-clés :

Docência, Governamentalidade, Gestão.

Résumé

O presente artigo reflete sobre as docências contemporâneas mobilizadas por documentos orientadores da Educação Básica no país. Em especial, apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou examinar de que formas são engendradas, a partir da racionalidade neoliberal, docências brasileiras com contornos de gestão do desenvolvimento humano. As bases teóricas sustentam-se em estudos alinhados ao pensamento de Michel Foucault, mais especificamente os que se utilizam das teorizações acerca de governamentalidade e discurso. O material empírico escrutinado consiste em documentos orientadores da educação nacional: a Constituição Federal de 1988, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e a Base Nacional Comum para a formação de professores da Educação Básica. A estratégia analítica utilizada para operar sobre este material é a análise do discurso de inspiração foucaultiana. Como resultado, destaca-se que a docência sofre um deslocamento nos documentos, enfatizando-se a gestão em detrimento do ensino de conteúdos. Nesse sentido, as normativas educacionais têm caminhado na direção de uma propagação de pressupostos empresariais capazes de instaurar a concorrência e a competição, também, nos ambientes escolares, produzindo professores gestores de si e das emoções dos estudantes.

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Bibliographies de l'auteur

Matheus Trindade Velasques, Instituto Federal Catarinense, Campus Sombrio.

Licenciado em Letras Português-Inglês e respectivas Literaturas (2011) e Mestre em Letras, na linha de pesquisa Estudos da Linguagem, (2013) pela Universidade Federal de Pelotas. É professor efetivo do Instituto Federal Catarinense, trabalhando com Ensino Médio Integrado e Ensino Superior. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação, investigando as relações entre tecnologias digitais e formação inicial docente.

Gicele Weinheimer, Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS. Mestra
em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS). Licenciada em Filosofia (UFRGS). Professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul.

Fernanda Wanderer, UFRGS

Doutora em Educação (UNISINOS), Mestre em Educação (UNISINOS) e Licenciada em Matemática (UFRGS). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

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Publiée

2024-10-13

Comment citer

TRINDADE VELASQUES, Matheus; WEINHEIMER, Gicele; WANDERER, Fernanda. Docências contemporâneas: do ensino de conteúdos à gestão das emoções. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6613124, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6613. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6613. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica
##plugins.generic.dates.received## 2023-11-15
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