Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP): dimensões da gestão escolar entre os anos de 2010 a 2018
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994749Palavras-chave:
cResumo
Este artigo analisa as dimensões sobre Gestão Escolar presentes na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), entre os anos de 2010 a 2018. É fruto de um curso de pós-graduação lato sensu em Educação realizado no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. Metodologicamente utilizamos a pesquisa exploratória como aporte para selecionar o acervo bibliográfico representativo sobre o objeto a ser compreendido. O suporte para a análise das dimensões sobre Gestão Escolar foi as noções desenvolvidas por Brito (1994), quando aciona três áreas fundamentais: a) pedagógico didática; b) funcional e dos espaços; c) administrativo-financeira. Acionamos tais áreas para analisar um período de 8 anos, selecionando publicações divulgadas pela Revista. Para tanto, fizemos o levantamento de todos os artigos referentes à temática, no período demarcado. Foram selecionados os artigos cujos título/subtítulo, resumo e palavras-chave faziam referência à Gestão Escolar. Por meio das análises, a pergunta respondida neste artigo é: como as dimensões da Gestão Escolar aparecem nos artigos publicados pela RBEP no período de 2010 a 2018? As análises mostraram que os artigos são fragmentados e não apresentam todas as dimensões e requerem uma ampla gama de leituras para que se construa uma ideia ou um conceito. O estudo mostrou a tendência da Revista a refletir uma agenda pautada principalmente na legislação sobre educação, corroborando com aspectos legais; ou seja, com a construção de um perfil de Gestão Escolar com tendências verticalizadas, mesmo com os esforços para a construção de um perfil democrático.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marilândes Mól Ribeiro de Melo, José Galotta Lucena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-10-28
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-22