Docências contemporâneas: do ensino de conteúdos à gestão das emoções
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6613Palavras-chave:
Docência, Governamentalidade, Gestão.Resumo
O presente artigo reflete sobre as docências contemporâneas mobilizadas por documentos orientadores da Educação Básica no país. Em especial, apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou examinar de que formas são engendradas, a partir da racionalidade neoliberal, docências brasileiras com contornos de gestão do desenvolvimento humano. As bases teóricas sustentam-se em estudos alinhados ao pensamento de Michel Foucault, mais especificamente os que se utilizam das teorizações acerca de governamentalidade e discurso. O material empírico escrutinado consiste em documentos orientadores da educação nacional: a Constituição Federal de 1988, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e a Base Nacional Comum para a formação de professores da Educação Básica. A estratégia analítica utilizada para operar sobre este material é a análise do discurso de inspiração foucaultiana. Como resultado, destaca-se que a docência sofre um deslocamento nos documentos, enfatizando-se a gestão em detrimento do ensino de conteúdos. Nesse sentido, as normativas educacionais têm caminhado na direção de uma propagação de pressupostos empresariais capazes de instaurar a concorrência e a competição, também, nos ambientes escolares, produzindo professores gestores de si e das emoções dos estudantes.
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