Professores iniciantes e as estratégias de ação frente aos desafios da docência partilhadas em uma pesquisa-formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996478

Palavras-chave:

Indução docente, Professores iniciantes, Superação dos desafios, Pesquisa-formação.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a importância das práticas de acompanhamento e processos de indução de professores iniciantes na educação básica, focalizando as estratégias para superação dos desafios vivenciados por esses profissionais no início da docência. Como problema de pesquisa, destaca-se: de que forma as práticas de indução podem contribuir para a aprendizagem do professor iniciante da rede básica cearense? O estudo caracteriza-se pela abordagem qualitativa de pesquisa, resultante de uma pesquisa em rede concluída em caráter interinstitucional e apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, tendo o dispositivo da pesquisa-formação como caminho metodológico reflexivo para a indução docente. Os sujeitos participantes deste estudo foram professores dos Anos Iniciais da rede básica cearense. O aporte teórico que deu sustentação ao estudo caracterizou-se a partir dos contributos de Cruz, Farias e Hobold (2020), Garcia (1999), Mizukami (2004), Veenman (1984), dentre outros. Os resultados evidenciam que as principais estratégias de superação partilhadas pelos professores iniciantes foram: buscar apoio com os pares e a gestão; ser afetivo na relação com os alunos; fortalecer a relação família-escola; refletir sobre a prática; e buscar melhorias permanentes através da pesquisa, estudo e formações para superar os desafios da docência. Os dados apontam a importância do apoio da gestão da escola a partir da prática de indução como perspectiva formativa para o desenvolvimento dos professores no início da carreira.

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Biografia do Autor

Iure Coutre Gurgel, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Docente do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN),lotado no Campus Avançado de Patu (CAP).Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Luciana de Oliveira Souza Mendonça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Maria Gerlaine Belchior Amaral, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professora da Universidade Federal de Campina Grande. Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

30-05-2024

Como Citar

GURGEL, I. C.; MENDONÇA, L. de O. S.; AMARAL, M. G. B. Professores iniciantes e as estratégias de ação frente aos desafios da docência partilhadas em uma pesquisa-formação. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e6478009, 2024. DOI: 10.14244/198271996478. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6478. Acesso em: 26 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente
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##plugins.generic.dates.accepted## 2023-09-21
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-30