Adolescentes em conflito com a lei: desvelando processos educativos com suas famílias
DOI :
https://doi.org/10.14244/198271995449Mots-clés :
Medidas Socioeducativas, Liberdade Assistida, Adolescentes, Ato Infracional.Résumé
O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), que está em vigor desde 2006, veio reafirmar as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sobre a natureza pedagógica das medidas socioeducativas, sendo atualmente, o documento que fornece os parâmetros para o atendimento dos adolescentes em conflito com a lei, desde o processo de apuração, aplicação e execução de medidas socioeducativas. O presente estudo investigou o impacto da medida socioeducativa de Liberdade Assistida na auto-organização das perspectivas em médio e longo prazo de adolescentes autores/as de ato infracional. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de caráter descritivo-exploratório com a colaboração de 13 adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos incompletos. Os dados foram coletados por meio de um questionário de caracterização sociofamiliar e entrevistas individuais com roteiro semiestruturado, as quais foram gravadas e transcritas integralmente. O roteiro de entrevista contemplou questões norteadoras, as quais abordaram as experiências vivenciadas pelos/as adolescentes durante e depois do cumprimento da medida socioeducativa. Os resultados apontaram categorias significativas para auto-organização dos/as adolescentes na ocasião da medida e, neste texto, o foco está na categoria: Vínculos familiares e afetivos. Constatou-se, nesta pesquisa, que o arranjo familiar impacta substancialmente nas trilhas que os e a jovem optam, pois se configuram como limitadoras de oportunidades, pela falta de referências positivas sobre condutas socialmente aceitas e desejadas. Por outro lado, evidencia a responsabilidade que os avós assumem na educação dos netos/as, mas que há um conflito geracional entre anseios e perspectivas para viver o hoje e projetar o amanhã.
Métriques
Références
Atlas do Desenvolvimento no Brasil. (2020). Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/perfil/municipio/350750. Acesso em: jan. 2021.
BARBIÉRI, Luis Felipe. Monitor da Violência. 2019. CNJ registra pelo menos 812 mil presos no país; 41,5% não têm condenação. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/07/17/cnj-registra-pelo-menos-812-mil-presos-no-pais-415percent-nao-tem-condenacao.ghtml Acesso em: fev. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
BRASIL. Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e regulamenta a execução das medidas destinadas a adolescente que pratique ato infracional, Brasília, DF, 2019.
BRASIL. Levantamento anual SINASE 2016. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos, 2018.
BRASIL. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE/ Secretaria Especial de Direitos Humanos. Brasília: CONANDA, 2006.
BRITO, Leila Maria Torraca de. Liberdade Assistida no Horizonte da Doutrina de Proteção Integral. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 23, n. 2, abr-jun. 2007, 133-138p.
CAMPOS, Rafael Garcia. Auto-organização na construção de projeto de vida pelo adolescente em ressocialização. 2017, 99 fls. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Botucatu - SP: Universidade Estadual Paulista, 2017.
CAMPOS, Rafael Garcia; MACHADO, Dinair Ferreira; QUINELATTO, Rubia Fernanda; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da. O impacto da medida socioeducativa pela liberdade auxiliou na auto-organização do projeto de vida do jovem em conflito com a lei. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 10, n. 5, pág. e9910514792, 2021. DOI: 10.33448 / rsd-v10i5.14792. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14792.
COELHO, Bianca Izoton; ROSA, Edinete Maria. Ato Infracional e Medida Socioeducativa: Representações de Adolescentes em L.A. Psicologia & Sociedade; 25(1), 2013, 163-173p.
CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da. Histórias de vidas que se unem: a professora, o professor e os [elos com os] jovens infratores. 2017. 136 fls. Tese (Doutorado em Educação). Campinas -SP: Universidade Estadual de Campinas, 2017.
DEL PRIORE, Mary (Org). História da Infância no Brasil. São Paulo, Contexto: 2009.
GONTIJO, Daniella Ribeiro. Medidas socioeducativas de privação de liberdade no Brasil: uma revisão sistemática de literatura. 2019. 115f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia, 2019.
JACOBINA, Olga Maria Pimentel; COSTA, Liana Fortunato. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2007, vol. 10, n. 2, 95-110p.
KAPLAN, Harold Irwin; SADOCK, Benjamin James; GREBB, Jack. A. Compêndio de psiquiatria: Ciências do comportamento e psiquiatria clínica. 7ª Ed. Porto Alegre: Artmed. 2003.
LIBERATI, Wilson Donizeti. Direito da criança e do adolescente. 2. ed. São Paulo: Rideel, 2007, 44p.
LOEBER, Rolf; DISHION, Thomas. Early predictors of male delinquency: A review. Psychological Bulletin, 94, 1983, 68-99p.
MARUSCHI, Maria Cristina; ESTEVÃO, Ruth; BAZON, Marina Rezende. Aplicação de Medidas Socioeducativas em Adolescentes: Avaliação Auxiliar às Tomadas de Decisão. Psico, Porto Alegre, PUCRS, v. 44, n. 3, jul./set. 2013, 453-463p.
MEDEIROS, Fernando; PAIVA, Ilana Lemos. A convivência familiar no processo socioeducativo de adolescentes em privação de liberdade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol. 15, núm. 2. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015, 568-586p.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed. São Paulo. Hucitec, 2004.
MULLER, Karine De Almeida; OLIVEIRA, Uéliton Peres de; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da. Ensino de educação física entre muros e grades: narrativas autobiográficas e reflexões compartilhadas. Cenas Educacionais, v. 4, p. 1-24, 2021.
MCCORD, Joan. Forjar criminosos na família. In: FONSECA, António Castro. Comportamento anti-social e família: uma abordagem científica. Coimbra: Almedina, 2002, 20p.
NUNES, Katia Aparecida da Silva; BARROS, Solange Maria de ALVES, Juliano Cláudio. Ações socioeducativas em tempos de pandemia. Revista Eletrônica de Educação, v.15, 1-17, e4725039, jan./dez. 2021.
OLIVEIRA, Maria Waldenez; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves; GONÇALVES JUNIOR, Luiz; MONTRONE, Aida Victoria Garcia; JOLY, Ilza Zenker. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues de. Processos educativos em prática sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EDUFSCar, 2014.
PATTERSON, Gerald; REID, John; DISHION, Thomas. Antisocial boys. EUA: Castalia Publishing Company. 1992.
PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira; BELLO, Isabel Melero; RODRIGUES, Ana Carolina Colacioppo. Educação em espaços de privação de liberdade no estado de São Paulo. Revista Eletrônica de Educação, v.15, 1-20, e4367025, jan./dez. 2021.
PEREIRA JUNIOR, Alfredo; LUSSI, Isabela Aparecida de Oliveira; PEREIRA, Maria Alice Ornelas. O Universo da Mente Humana e a Saúde Mental: uma síntese Multidisciplinar. Mente. In: Universos do Conhecimento. Martins, RP. Faculdade de Ciências e Letras da UFMG Belo Horizonte, 2002, 201-219p.
PEREIRA JUNIOR, Alfredo; PEREIRA, Maria Alice Ornelas. Teoria da Auto-Organização: uma Introdução e Possível Aplicação nas Ciências da Saúde. Simbio-Logias 3, 2010, 102-114p.
QUINELATTO CAPARRÓS, Rubia Fernanda. Entre saberes, sabores e desafios da tarefa educativa com jovens em conflito com a lei: como as educadoras significam os processos educativos do espaço do programa de medidas socioeducativas em meio aberto. 2013, 174 fls. Dissertação (Mestrado em Educação). São Paulo: Universidade Federal de São Carlos, 2013.
QUINELATTO, Rubia Fernanda. O Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto: Educação ou Reprodução do Aprendizado da Rua? 2015, 235 fls. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Universidade Federal de São Carlos, 2015.
SILVA, Ivani Ruela de Oliveira; SALLES, Leila Maria Ferreira. Estudos de Psicologia. Campinas, 28(3). Julho - setembro, 2011, 353-362p.
SILVA, Roberta Salvador; VARGAS, Fernanda de; HOFFMEISTER, Fernanda Xavier; PRATES, Priscila Flores; VASCONCELLOS, Silvio José Lemos. Adolescentes em conflito com a lei no Brasil: pesquisa para intervir. Mudanças - Psicologia da Saúde, 23 (1), jan-jun, 2015, 41-48p.
SCHNEIDER, Jaluza Aimèe; MELLO, Luana Thereza Nesi de; LIMBERGER, Jéssica; ANDRETTA, Ilana. Adolescentes usuários de drogas e em conflito com a lei: revisão sistemática da literatura nacional. Psicologia Argumento, [S.l.], v. 34, n. 85, nov. 2017.
SCISLESKI, Andreia Cristina Coelho; BRUNO, Bruna Soares; GALEANO, Giovana Barbieri; SANTOS, Suyanne Nayara dos; SILVA, Jhon Lennon Caldeira da. Medida socioeducativa de internação: estratégia punitiva ou protetiva? Psicologia e Sociedade, Campo Grande, 2015, 505-515p.
TEIXEIRA, Mario Luiz de Moraes. Evitar o desperdício de vidas. In: Ilanud, Abmo, Sedh, Unfpa (Org.). Justiça Adolescente e ato infracional: socioeducação e responsabilização. São Paulo: Ilanud, 2006, 427-448p.
TRENTIN, Angela Corrêa. Adolescentes em conflito com a lei e a família: um estudo interdisciplinar. Congresso Internacional de Ciências Criminais, 2. Edição. 2011.
VERONESE, Josiane Rose Petry. A proteção integral da criança e do adolescente no direito brasileiro. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, Brasília, vol. 79, no 1, jan/mar, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-01-10
##plugins.generic.dates.published## 2023-11-28