A socioeducação no Rio de Janeiro: a educação na internação, durante a pandemia da covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995397

Palavras-chave:

c

Resumo


Este artigo visa analisar como, no contexto da pandemia da Covid-19, o governo fluminense ao mesmo tempo que estabeleceu medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus – a citar, a suspensão das aulas presenciais e o estabelecimento do trabalho remoto/regime de home office para os servidores públicos –, paralelamente buscou efetivar a garantia do direito à educação aos adolescentes em cumprimento medida socioeducativa de internação. A partir das pesquisas bibliográfica e documental, em que foram analisados um conjunto significativo de documentos vinculados à socioeducação e, especialmente, à socioeducação na presença da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro, apresenta que a retomada das atividades escolares vinculadas a esses sujeitos privados de liberdade se deu, basicamente, após a atuação do Ministério Público Estadual. Além disso, entre outros resultados, o trabalho apresenta que as videoaulas, conjugadas ao desenvolvimento de projetos pedagógicos específicos, ganharam destaque no conjunto das atividades pedagógicas remotas realizadas no âmbito das unidades escolares de internação, durante o período de suspensão das aulas presenciais. Revela, contudo, que a condução dessas atividades escolares junto aos socioeducandos passou a ser realizada basicamente pelo Grupo de Apoio à Escola (GAE), integrado, essencialmente, por agentes de segurança socioeducativa, os quais, convém destacar, não apresentam formação específica para tal, possivelmente comprometendo a efetividade do direito à educação associado a tais sujeitos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janaina Specht da Silva Menezes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Professora titular do Departamento de Didática (DID) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Integrante do Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral (Neephi/Unirio).

Leonardo Lúcio de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Diretor do Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (Cense PACGC) do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) do Estado do Rio de Janeiro

Paulo Fernando Lopes Ribeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Mestre em Educação pela Unirio. Pedagogo do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

28.07.2024

Como Citar

MENEZES, Janaina Specht da Silva; SOUZA, Leonardo Lúcio de; RIBEIRO, Paulo Fernando Lopes. A socioeducação no Rio de Janeiro: a educação na internação, durante a pandemia da covid-19. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e539790, 2024. DOI: 10.14244/198271995397. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5397. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-06-09
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-28