EDUCAÇÃO ONLINE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS

Autores/as

  • Renata Portela Rinaldi UNESP-Presidente Prudente
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199755

Resumen

O presente texto versa sobre reflexões e apontamentos para o desenvolvimento profissional de formadores (da educação básica e do ensino superior) por meio da educação a distância. Mais especificamente, a educação online, considerando que a modalidade a distância, vinculada às tecnologias de informação e comunicação (TIC), torna-se um caminho para a concepção de novas oportunidades de desenvolvimento profissional considerando a escola como centro dos processos formativos.  Para tanto, inicia com a tematização de conceitos relativos às abordagens de desenvolvimento profissional, formadores de professores e de educação a distância, situando-os como decorrentes de inúmeras concepções epistemológicas de conhecimento. Apresenta uma experiência de formação de formadores na perspectiva do desenvolvimento profissional no âmbito de um programa online, no qual participaram dezesseis formadores em exercício na educação básica e duas pesquisadoras de uma universidade pública no estado de São Paulo, Brasil. Finaliza com apontamentos de aprendizagens profissionais da docência, construídas coletiva e colaborativamente no ambiente virtual de aprendizagem, evidenciando que os elementos do desenvolvimento profissional em programas de formação online estão estreitamente articulados a concepção educacional e pedagógica que lhe dá suporte. Além de identificar diferentes momentos vividos pelos formadores nesse processo e pela construção de relações de confiança nas quais as dúvidas, angústias, medos, certezas e convicções que orientam suas ações são explicitados no coletivo, oferecendo a oportunidade de reflexão “na” e “sobre” a prática a partir de um olhar compartilhado, permitindo assim a explicitação do não-saber e a possibilidade de negociar e construir sentidos acerca de como tornar-se formador na educação básica.

Palavras-chave: educação a distância; educação online; desenvolvimento profissional; formadores de professores.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199755

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2013-11-29

Cómo citar

RINALDI, R. P.; REALI, A. M. de M. R. EDUCAÇÃO ONLINE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 173–194, 2013. DOI: 10.14244/19827199755. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/755. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-31
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-11-05
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-29

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4