Políticas de inducción profesional docente: análisis de programas realizados por la UFSCar, mentores y su formación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996456

Palabras clave:

Formación del profesorado, Programas de iniciación a la docencia, Educación Básica.

Resumen

Considerando parte de los aportes y desafíos identificados en tres investigaciones-intervenciones enfocadas en programas de mentoría para docentes principiantes, se presentan algunos resultados sobre los mentores y las características de las propuestas de formación para que estos docentes puedan ofrecer el apoyo deseado. Los programas fueron desarrollados por un grupo de investigadores de una universidad pública durante los últimos 20 años y presentan especificidades en su oferta, tales como: asistencia a docentes principiantes que actúan en diferentes niveles de educación (Educación Infantil, Educación Primaria - años iniciales, Educación de Jóvenes y Adultos); características de los mentores (perfiles profesionales y tiempo de trabajo en el aula); uso de Internet (entre mentores y principiantes y entre mentores y el grupo de investigación) y uso o no de herramientas virtuales. Se presentan algunas dimensiones de los programas investigados: concepción de mentoría; ejes teóricos y metodológicos, principales características y prácticas. Los resultados discutidos se refieren a docentes con experiencia que participan en las iniciativas y características de las acciones de formación inicial y continúa ofrecidas para actuar como mentores de docentes al inicio de su carrera. Finalmente, se sugiere que las políticas de apoyo a los docentes en el inicio de su carrera profesional, la inducción y la tutoría consideren el desarrollo de procesos de formación sistemáticos y de largo plazo. El esfuerzo central de las propuestas formativas para este fin debe ser enseñar, aprender a enseñar y el desempeño profesional docente.

 

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Biografía del autor/a

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduação em Psicologia (FFCL de Ribeirão Preto, USP-1979), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial-UFSCar-1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP, 1990). É professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores.

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e pós-doutorado em Tecnologia informática na formação e atuação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (UFSCar/São Carlos). Tem experiência docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (SEE). Também possui experiência em Educação a Distância como tutora (Pedagogia-SEaD/UFSCar; FAFE/USP), supervisora de tutoria (Pedagogia-SEaD/UFSCar) e coordenadora do curso de Pedagogia-SEaD/UFSCar. Atuou na Coordenação do curso de Pedagogia na modalidade presencial (UFSCar-campus São Carlos) no biênio 2019-2021. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino - aprendizagem, aprendizagem da docência, professor iniciante, programas de indução de professores, formação para a mentoria, processos/práticas de mentoria, identidade profissional docente, identidade profissional de mentor, formação inicial de professor. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de São Carlos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. É membro do Grupo de Pesquisa: Estudos sobre a docência: teorias e práticas (CNPq). 

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Titular da UFSCar. Possui Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1985), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Realizou pós-doutorado na Universidade do Minho com apoio da FAPESP. Coordena o grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, concepções sobre a docência, anos iniciais do ensino fundamental, narrativas e aprendizagem profissional da docência. Foi chefe de departamento em 2012 e 2013. Foi coordenadora na UFSCar do Doutorado Interinstitucional PPGE-UFSCar/ Universidade Estadual do Paraná Campo Mourão - 2011-2015. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar - São Carlos de 2015 a 2018.

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Publicado

2024-05-30

Cómo citar

REALI, A. M. de M. R.; SOUZA, A. P. G. de; ANUNCIATO, R. M. M. Políticas de inducción profesional docente: análisis de programas realizados por la UFSCar, mentores y su formación. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, p. e6456006, 2024. DOI: 10.14244/198271996456. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6456. Acesso em: 29 jun. 2024.

Número

Sección

Dossier Concepciones, Políticas y Prácticas de la Inducción Docente
##plugins.generic.dates.received## 2023-05-11
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##plugins.generic.dates.published## 2024-05-30

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