Regreso de egresados de una maestría profesional a través de una plataforma virtual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995928

Palabras clave:

Graduado, Maestría Profesional, Salud pública.

Resumen

Una preocupación común de las instituciones educativas es recibir retroalimentación sobre lo ofrecido desde la perspectiva de quienes completaron el curso. La continuidad del contacto con el egresado promueve esta relación. Por tanto, el objetivo de este estudio es describir el efecto del máster en la vida profesional y personal del egresado y obtener retroalimentación sobre la carrera ofertada. Se trata de un estudio descriptivo exploratorio con enfoque mixto. Para desarrollar la investigación, se invitó a través de una plataforma virtual a 92 graduados de Maestría en Salud Pública de la Universidad Federal de Goiás, de los cursos 3, 4, 5 y 6, referentes a los años 2013, 2014, 2016 y 2017. Aceptar participar implicó conocer la plataforma y brindarle información valiosa que solo el egresado tiene. Al final, la consistencia de la herramienta utilizada para el seguimiento de los egresados ​​fue demostrada a través de análisis y pruebas estadísticas, buscando una recolección de datos que no sólo cumpliera con las directrices de la Capes, sino que también proporcionara información adecuada para el buen desempeño del Programa. Por lo que con el desarrollo de esta investigación y la adherencia a la plataforma utilizada, se espera contribuir significativamente a mejorar la calidad del curso que ofrece la Maestría Profesional en Salud Pública.

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Biografía del autor/a

Kelly de Oliveira Galvão da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)/Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN-GO)

Biomédica com experiência em análises clínicas, micologia, bacteriologia e preceptoria acadêmica. Micologista e Bacteriologista do departamento de Microbiologia Médica do Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN-GO). Preceptora do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde (Atenção Clínica Especializada, Modalidade Multiprofissional, Área de Concentração em Infectologia) sediado no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) e no LACEN-GO. Atuou como Avaliadora nos Seminário de Avaliação de projetos do Programa PPSUS, pela Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEG). Atualmente, é pesquisadora vinculada à Universidade Federal de Goiás com o projeto "Diferentes estratégias de diferenciação espécie-específica entre Candida albicans e Candida dubliniensis". Possui graduação em Biomedicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004). Pós-graduada em Microbiologia (2010) pela Universidade Federal de Goiás, Gestão do trabalho e da educação em saúde (2015) pela Universidade Estadual de Goiás e Banco de sangue e hematologia clínica (2017) pela Faculdade UNYLEYA. Mestre em Saúde Coletiva (2020) pela Universidade Federal de Goiás e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública pela Universidade Federal de Goiás.

Ellen Synthia Fernandes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade médica pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Biologia pela UFG, doutorado em Patologia Molecular e Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Aveiro-Portugal. Atualmente é professora Titular do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFG), docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG). É professora na graduação desde 1993 na área da saúde com projetos na linha de promoção e educação em saúde e prevenção e vigilância em saúde. Tem experiência no ensino e extensão nos cursos de graduação nas disciplinas de Histologia e Embriologia e na pós-graduação na disciplina de Metodologia e Pesquisa Qualitativa em Saúde e análise de dados qualitativos. Tem várias publicações na área da pesquisa qualitativa em parceria com a Unicamp e Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL). Membro da Comissão Científica do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) e membro do Conselho Editorial da Ludomedia/Aveiro-Portugal.

Citas

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Publicado

2023-12-09

Cómo citar

SILVA, Kelly de Oliveira Galvão da; OLIVEIRA, Ellen Synthia Fernandes de. Regreso de egresados de una maestría profesional a través de una plataforma virtual. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 17, p. e5928081, 2023. DOI: 10.14244/198271995928. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5928. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

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