Perspectiva de discentes do curso de Pedagogia sobre a tutoria e interação na EAD

Autores/as

  • Deyse Mara Romualdo Soares Universidade Federal de Alagoas
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa Universidade Federal de Alagoas
  • Luís Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994988

Palabras clave:

Tutoria, Interação, Educação a Distância, Pedagogia.

Resumen

A educação a distância (EAD) está fundamentada na interação entre os estudantes e professores, engajados num elo que determina o acesso nesse processo de ensino e conhecimento. Nesse cenário, a tutoria se destaca como uma das relevantes questões a ser estudada e abordada, pois, há a necessidade de formar esses profissionais para atuarem nessa modalidade de ensino. Diante disso, o artigo tem o objetivo analisar o papel da tutoria online e suas interações de narrativas, de acordo com a compreensão dos estudantes em uma disciplina eletiva do curso de Pedagogia, na modalidade presencial, de uma instituição de ensino superior (IES) pública do estado de Alagoas. De abordagem qualitativa e caráter exploratório, o estudo teve como sujeitos, sete estudantes do referido curso. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário e observação das interações dos estudantes nos fóruns. A análise se deu de forma interpretativa utilizando-se do software Sobek para auxiliar na análise, seguindo as categorias: tutoria; interações no ambiente virtual de aprendizagem (AVA); interação professor-tutor e estudantes. O estudo mostrou que para os estudantes, a experiência de atuar na tutoria foi um momento de aprendizagem sobre esse papel; consideraram que em alguns momentos não houve interações entre eles; enfatizaram que o papel da tutoria está arraigado na mediação do conhecimento do aluno da EAD. Torna-se relevante refletir sobre a inserção de disciplinas EAD no currículo das universidades, no processo de formação inicial dos professores.

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Biografía del autor/a

Deyse Mara Romualdo Soares, Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Cleide Jane de Sá Araújo Costa , Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação.

Luís Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação.

Citas

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Publicado

2021-11-30

Cómo citar

SOARES, D. M. R. .; COSTA , C. J. de S. A. .; MERCADO, L. P. L. . Perspectiva de discentes do curso de Pedagogia sobre a tutoria e interação na EAD. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 15, p. e4988058, 2021. DOI: 10.14244/198271994988. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4988. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
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