Análise do discurso nas pesquisas em educação: perspectivas foucaultianas (Discourse analysis in education research: foucaultian perspectives)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993354Resumen
The objective of this article is to assimilate the Discourse Analysis, according to Foucault, with the purpose of having this theoretical-methodological reference in the researches in Education. Based on the foucaultian perspective, the relation between discourse and power is elucidated, since for Foucault everything is practical and interconnected in the relations of power and knowledge. The discourse is more than the reference of things, as it allows a conceptual network that is its own. This study is justified due to the area of Education investigating and referring to the different discourses of segments of the school, such as: managers, teachers, students, employees, or even official texts on educational policies etc., that is, the diverse and deep perspectives to investigate things said. In order to facilitate the understanding of the Foucaultian theory, we sought to exemplify it with research related to the field of Education in general, as well as specific researches developed by research groups of the Education, Culture and Subjectivity Line of the Post-Graduate Program in Education of the Federal University of São Carlos.
Resumo
O objetivo deste artigo é auxiliar os pesquisadores da área de Educação a compreenderem algumas possibilidades de aplicação da Análise do Discurso, segundo Foucault, com o propósito de dispor deste referencial teórico-metodológico nas pesquisas em Educação. Foucault (1979) trata da relação entre discurso e poder, visto que para o autor as práticas discursivas estão interligadas nas relações de poder e saber. O discurso é mais do que a referência das coisas, pois possibilita uma rede conceitual que lhe é própria. Este estudo justifica-se devido à necessidade da área de Educação investigar e referendar os diferentes discursos de segmentos da escola, como: gestores, professores, alunos, funcionários, ou mesmo de textos oficiais sobre políticas educacionais, etc., isto é, as diversas e profundas perspectivas de investigar as coisas ditas. Para facilitar a compreensão da Análise do Discurso, buscamos exemplificá-la com pesquisas referentes ao campo da Educação, em geral, como também pesquisas específicas desenvolvidas em 2017 e 2018, por grupos de pesquisa da Linha Educação, Cultura e Subjetividade do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos.
Keywords: Research in education, Discourse analysis, Foucaultian perspectives.
Palavras-chave: Pesquisa em educação, Análise do discurso, Perspectivas foucaultianas.
References
ABRAMOVAY, M.; WAISELFISZ, J. J.; ANDRADE, C. C.; RUA, M. G.. Gangues, galeras, chegados e rappers: juventude, violência e cidadania nas cidades da periferia de Brasília. Rio de Janeiro: Garamond/UNESCO, 1999. 250p.
ADORNO, Sérgio; BORDINI, Eliana B. T.; LIMA, Renato Sérgio de. O adolescente e as mudanças na criminalidade urbana. São Paulo Perspec. [online]. 1999, vol.13, n.4, pp.62-74. ISSN 0102-8839. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88391999000400007.
CAMPOS, P. H. F.; TORRES, A. R. R.; GUIMARÃES, S. P. Sistemas de representação e mediação simbólica da violência na escola. Educação e Cultura Contemporânea, 2004, 1(2), 109-132.
CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise de discurso. Coordenação da tradução Fabiana Komesu. 3ª ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
DUBET, F. Sociologia da experiência. Trad. Fernando Tomaz. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979. 295 p.
FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: a história da violência nas prisões. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no College de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999b.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2001.
HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática dos conflitos sociais. 2ª edição. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Editora 34, 2003.
PINHEIRO, P. S.; ALMEIDA, G. A. Violência urbana. São Paulo, SP: Publifolha, 2003.
PINTO, C. R. J. Com a palavra o senhor Presidente Sarney: ou como entender os meandros da linguagem do poder. São Paulo: Hucitec, 1989.
SANTOS, J. V. T. dos. Violências e conflitualidades. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2009.
SIMMEL, G. Questões fundamentais de sociologia. Trad. Pedro Caldas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
VELHO, Gilberto. O desafio da violência. Estud. av. [online]. 2000, vol.14, n.39, pp.56-60. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142000000200006.
VEYNE, P. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. Trad. Marcelo Jacques de Morais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
ZALUAR, A.; LEAL, M. C. Violência extra e intramuros. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 2001, 16(45), 145-164.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-03-17
##plugins.generic.dates.published## 2019-05-10