Metodologias ativas aplicadas a Administração e áreas afins: revisão das publicações nacionais e internacionais

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993945

Schlagworte:

Metodologias ativas, Ensino Superior, Administração.

Abstract

Diferentes estratégias de ensinar estão sendo investigadas como forma de promover o desenvolvimento do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Essas práticas estão se destacando na literatura como metodologias ativas de aprendizagem. Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o uso de metodologias ativas aplicadas ao ensino superior, em específico, cursos de Administração e áreas afins. Seu objetivo é compreender o que vem sendo estudado sobre o tema, e identificar na literatura a aplicação de metodologias ativas nos cursos de Administração e áreas afins e suas contribuições. A partir da revisão do escopo da literatura, foi possível um levantamento da produção científica publicada sobre o tema, nas bases de dados como, Spell, Scopus e Web of Science. Foi identificada uma amostra final de artigos científicos que tratam da temática, os quais foram categorizados e analisados, conforme metodologia empregada. Os resultados demonstram que o uso das metodologias ativas no ensino superior, nos cursos da área da Administração, ainda não é uma prática recorrente e contínua, sendo raros os estudos que apresentam a aplicação de metodologias ativas, e ainda outros que discutam e avaliam a aplicação das metodologias utilizadas. Desta forma, é possível delinear um campo de pesquisa com potencial para buscar práticas metodológicas diferenciadas aplicadas pelas instituições de ensino superior (IES), e avaliar e analisar as experiências já tidas na área, como forma de promover a aplicação das metodologias ativas no ensino superior.

 

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Lidiane Cássia Comin, Faculdade e Escola (FAT)

Doutora em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC. Mestre em Administração pela Faculdade Meridional IMED. Especialista em Comércio Exterior Ênfase em Negócios Internacionais pela Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim URI (2006). MBA em Gestão de Pessoas pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai Getúlio Vargas IDEAU (2014). Especialista em Formação Pedagógica para atuar na Docência FAT (2019). Possui Graduação em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim URI (2003). Formada em Professional & Self Coaching com Certificação Internacional. Cursou ensino profissionalizante de Magistério pela Escola de 1º e 2º Graus Santa Clara Getúlio Vargas (1997) e atuou na área como monitora e bolsista da escola, também atuou como monitora pelo Projeto MEC/FAPLAM (1998). Tem experiência em administração de empresas onde atua desde 1999. Atuou como coordenadora e docente na FAT - Faculdade de Tapejara, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial. Atuou na direção de escola infantil e de ensino fundamental. Atualmente, atua como professora de cursos de Graduação e Pós Graduação Lato Sensu, e em serviços de consultoria e assessoria na área de gestão e educação.

Juliane Laviniki, Faculdade e Escola (FAT)

Doutoranda em Administração pela UFSC (2023). Mestre em Administração pela Faculdade Meridional (2019), com bolsa pela CAPES. Pós-Graduação em Administração Financeira (2020) pela CESUMAR. Pós-Graduada em Formação Pedagógica para atuar na Docência (2019) pela FAT - Faculdade de Tapejara. MBA Executivo em Administração (2015) pela FAE - Faculdade Anglicana de Erechim. Possui graduação em Administração também pela FAE (2012). Atuou como docente na FAT, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Estética e Técnico em Segurança do Trabalho. Atualmente é administradora na CASAN (2022).

Rogério Ciotti, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)/Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS)

Doutorando em Administração - UNOESC (2021). Especialização em Formação Docente em Educação à Distância (2019). Especialização em Formação Pedagógica para a Docência na Faculdade Anglicana de Erechim-FAE (2018). Mestre em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2016). Especialista em Gestão de TI na Faculdade Anglicana de Erechim-FAE (2015). Especialista em Engenharia de Software na Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB (2014). Graduado em Sistemas de Informações pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2009). Atualmente Docente e Supervisor de desenvolvimento e infraestrutura na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Consultor em Tecnologia da Informação (RM TOTVs Educacional). Docente no SENAC-RS. Interesse de pesquisa nas áreas de absorção e gestão do conhecimento, estratégia e tecnologias da informação.

Literaturhinweise

AFFELDT, Fabrício Sobrosa; FERNANDEZ, Fábio Ferraz. Problem-Based Learning: a teaching and learning model for organization theory. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. Esp., p. 436–450, 2018.

AKILI, Waddah. On implementation of problem-based learning in engineering education: Thoughts, strategies and working models. In: PROCEEDINGS OF THE 2011 FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE, FIE ’11, pages S3B–1–1–S3B–6. Anais […]. Washington, DC, USA. IEEE Computer Society.

ALVAREZ, Ana Graziela. Objeto virtual de aprendizagem simulada em Enfermagem para a avaliação da dor aguda em adultos. 2009. 198 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

ALWI, Sharifah Rafidah Wan; YUSOF, Khairiyah Mohd; HASHIM, Haslenda; ZAINON, Zainura. Sustainability Education for First Year Engineering Students using Cooperative Problem Based Learning. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 56, p. 52–58, 2012.

ARAUJO, Ives Solano; MAZUR, Eric. Instrução pelos colegas e ensino sob medida uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro Ensino Física, v. 30, n. 2, p. 362–384, 2013.

ARAUJO, Ulisses Ferreira; FRUCHTER, Renate; GARBIN, Monica Cristina; PASCOALINO, Lucas Nóbilo; ARANTES, Valeria Amorim. A reorganização de tempos, espaços e relações na escola com o uso de metodologias ativas de aprendizagem e ferramentas colaborativas. ETD - Educação Temática Digital, v. 16, n. 1, p. 84–99, 2014.

BALLESTER, Carmen Pilar Martí; GUERRERO, Neus Orgaz. Using question-naires in Financial Accounting. Educación XX1, v. 17, n. 1, p. 271-290, 2014.

BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.

BASTOS, Yasmin Barroso; KUULUVAINEN, Salla; BRAGA, Cecília Soares. Leveraging the learning experiences in sustainability-oriented Challenge Prizes. 2015. 87f. Dissertação (Master of Strategic Leadership towards Sustainability) - Blekinge Institute of Technology, Karlskrona, Sweden, 2015.

BERBEL, Neusi A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. (Tradução Afonso Celso da Cunha Serra). 1ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2016.

BERNADINELLI, Rodolfo Peres; SAUERBRONN, João Felipe Rammelt. Contribuições do Macromarketing para a formação de administradores: podemos melhorar o ensino de marketing em cursos de administração? Administração: Ensino e Pesquisa, v. 18, n. 3, p. 558-593, 2017.

BORDENAVE, Juan Días; PEREIRA, Adair Martins. A estratégia de ensino aprendizagem. 12ª ed. Petrópolis: Vozes; 1991.

BRASIL. Censo Da Educação Superior (INEP). Notas Estatísticas 2017. Ministério da Educação, 2018.

BRITO, Gláucia da S.; CAMAS, Núria P. V. Metodologias ativas: uma discussão acerca das possibilidades práticas na educação continuada de professores do ensino superior. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 311–336, 2017.

CARUANA, Albert; LA ROCCA, Antonella; SNEHOTA, Ivan. Learner Satisfaction in Marketing Simulation Games: Antecedents and Influencers. Journal of Marketing Education, v. 38, n. 2, p. 107–118, 2016.

CHRISTOFOLETTI, Gustavo; FERNANDES, Janainny Magalhães; MARTINS, Aghlen de Souza; OLIVEIRA JUNIOR, Silvio Assis; CARREGARO, Rodrigo Luiz; TOLEDO, Aline Martins. Grau de satisfação discente frente à utilização de métodos ativos de aprendizagem em uma disciplina de Ética em saúde. Revista Eletrônica de Educação - Reveduc, v. 8, n. 2, p.188–197, 2014.

CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo; SILVA, Sérgio Luis da. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO – CBGDP, 8, 2011, Porto Alegre, RS. Anais […]. Porto Alegre: IGDP, 2011.

DENYER, David; TRANFIELD, David. Producing a systematic review. In: BUCHANAN, David A; BRYMAN Alan. (Eds.). The Sage Handbook of Organizational Research Methods. Thousand Oaks, CA, Sage Publications Ltd, 671-689, 2009.

DIEZ, Virginia Rincón; CALVO, Pilar Zorrilla. Desarrollo de nuevas ideas de negócio mediante el aprendizaje activo. Opción, v. 31, n. 1, p. 790-805, 2015.

DURIAU, Vicent. J; REGER, Rhonda; PFARRER, Michael D. A content analysis of the contente analysis literature in organization studies: Research themes, data sources, and methodological refinements. Organizational Research Methods, v. 10, n. 5, p. 5–34, 2007.

ERDOGAN, Tolga; SENEMOGLU, Nuray. Problem-based Learning in Teacher Education: Its promises and challenges. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 116, n. 21, p. 459-463, 2014.

FALCÃO, Roberto Flores; HAMZA, Kavita Miadaira; VELOSO, Andres Rodriguez; CAMPOMAR, Marcos Cortez. Novas metodologias de ensino? O discurso do sujeito coletivo de uma turma de Administração. Revista Alcance – Eletrônica, v. 24, n. 3, p. 445-459, 2017.

FERNANDEZ-FEIJOO, Belén; PINO-JUSTE, Margarita. Advantages of Using Active Methodologies in Higher Education. The International Journal of Learning: Annual Review, v. 23, p. 27-39, 2016.

FIGUERAS, Maria Teresa Bartual; GARUZ, Joaquín Turmo. Educación superior y competencias para el empleo. El punto de vista de los empresários. Revista Complutense de Educación. V. 27, n. 3, p. 1211-1228, 2016.

FONSECA, Sandra Medeiros; MATTAR, João. Metodologias ativas aplicadas à educação à distância: revisão de literatura. Revista EDaPECI, v. 17, n. 2, p. 185-197, 2017.

GEMELLI, Cátia Eli; SANTOS, Geneia Lucas dos; NUNES, Adriana Paz. Relato de experiência: casos de ensino como fomento de ensino- aprendizagem – relato de experiência no curso. Revista Professare, v.7, n.1, p. 129-135, 2018.

GOMES, Andréia Patrícia; ARCURI, Mariana Beatriz; CRISTEL, Etelka Czako; RIBEIRO, Regina Meireles; SOUZA, Luciana M. Borges da Matta; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo. Avaliação no ensino médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 3, p. 390-396, 2010.

GOUVÊA, Eduardo Penna; ODAGIMA, Andrea Mayumi; SHITSUKA, Dorlivete Moreira; SHITSUKA, Ricardo. Metodologia ativa: estudo de caso sobre o recurso encontro presencial em curso de educação a distância. Revista Acadêmica da Faculdade Fernão Dias, v. 3, n. 9, p.1–14, 2016a.

GOUVÊA, Eduardo Penna; ODAGIMA, Andrea Mayumi; SHITSUKA, Dorlivete Moreira; SHITSUKA, Ricardo. Metodologia ativa: um estudo de caso sobre a ferramenta glossário em ambientes virtuais de educação a distância. Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queirós, v. 6, n. 22, p.1-13, 2016b.

GUEDES, Karine de Lima; ANDRADE, Rui Otavio Bernardes de; NICOLINI, Alexandre Mendes. A avaliação de estudantes e professores de administração sobre a experiência com a aprendizagem baseada em problemas. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 16, n. 1, p. 71–100, 2015.

GUERRA, Cicero J. O.; TEIXEIRA, Aridelmo J. C. Os Impactos da adoção de metodologias ativas no desempenho dos discentes do Curso de Ciências Contábeis de Instituição de Ensino Superior Mineira. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 10, n. 4, p. 380–397, 2016.

HARTZ, Ani Mari; SCHLATTER, Gabriel Vianna. A construção do trabalho de conclusão do curso por meio da metodologia ativa Team-Based Learning. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 1, p. 73–109, 2016.

JUSTO, Enrique de; DELGADO, Antonio. Change to competence-based education in structural engineering. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, v. 141, n. 3, p. 206–210, 2015.

KRÜGER, Letícia Meurer; ENSSLIN, Sandra Rolim. Método tradicional e método construtivista de ensino no processo de aprendizagem: uma investigação com os acadêmicos da disciplina Contabilidade III do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. Organizações em contexto, v. 9, n. 18, p. 219–270, 2013.

LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, n. 61, p. 421-436, 2016.

LIZUKA, Edson Sadao. Espaços alternativos de aprendizagem: pesquisa exploratória sobre prêmios e concursos universitários no Brasil. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 69–103, 2017.

MAFTUM, Mariluci Alves; CAMPOS, João Batista. Capacitação pedagógica na modalidade de Educação a Distância: desafio para ativar processos de mudança na formação de profissionais de saúde. Cogitare Enfermagem, v. 13, n. 1, p.132–139, 2008.

MARTÍNEZ-CLARES, Pilar; GONZÁLEZ-MORGA, Natalia. Teaching methodologies at university and their relationship with the development of transversal competences / Metodologías de enseñanza en la universidad y su relación con el desarrollo de competencias transversales. Culture and Education, v. 30, n.2, p. 233-275, 2018.

MARTINS, Daiana Bragueto; ESPEJO, Márcia Maria dos Santos Bortolocci; FREZATTI, Fábio. Problem-Based Learning no Ensino de Contabilidade Gerencial: Relato de uma Experiência Brasileira. REPeC - Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 9, n. 4, p. 430-452, 2015.

MATTAR, João; NESTERIUK, Sérgio. Estratégias do design de games que podem ser incorporadas à educação a distância. Ried - Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 19, n. 2, p. 91–106, 2016.

MINEIRO, Andréa Aparecida da Costa; ANTUNES, Luiz Guilherme Rodrigues; ANDRADE, Daniela Meirelles; VIEIRA, Jade. Como o aprendizado pode ser efetivo com o uso da técnica multidimensional de ensino em Administração? Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 3, p. 504–554, 2018.

MITRE, Sandra Minardi; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo; GIRARDI-DE-MENDONÇA, José Márcio; MORAIS-PINTO, Neila Maria de; MEIRELLES, Cynthia de Almeida Brandão; PINTO-PORTO, Cláudia; MOREIRA, Tânia; HOFFMANN, Leandro Marcial Amaral. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, p. 2133–2144, 2008.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Educatrix. Dossiê currículo. Ano 7, n. 12. São Paulo: Moderna, 2017.

NOVAIS, André Seixas de; SILVA, Messias Borges; MUNIZ JR., Jorge. Strengths, Limitations and Challenges in the Implementation of Active Learning in na Undergraduate Course of Logistics Technology. International Journal of Engineering Education, v. 33, n. 3, p. 1060–1069, 2017.

OLIVEIRA NETO, José Dutra de; GOMES, Gilvania de Sousa; TITTON, Luiz Antônio. Using technology driven flipped class to promote active learning in accounting. Revista Universo Contábil, v. 13, n. 1, p. 49–64, 2017.

OLIVEIRA, Bruno Luciano Carneiro Alves de; LIMA, Sara Fiterman; RODRIGUES, Livia dos Santos; PEREIRA JÚNIOR, Gerson Alves. Team-Based Learning como Forma de Aprendizagem Colaborativa e Sala de Aula Invertida com Centralidade nos Estudantes no Processo Ensino-Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 4, p. 86-95, 2018.

OTT, Ernani; CUNHA, Jacqueline Veneroso Alves da; CORNACCHIONE JÚNIOR, Edgard Bruno; LUCA, Márcia Martins Mendes de. Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da área contábil: estudo comparativo internacional. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 22, n. 57, p. 338-356, 2011.

PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira; PARENTE, José Reginaldo Feijão; BRANDÃO, Israel Rocha; QUEIROZ, Ana Helena Bomfim. Metodologias Ativas de ensino aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, v. 15, n. 02, p.145-153, 2016.

PÉREZ, Lidia Cabrera. Efectos del proceso de bolonia en la reducción del abandono de estúdios universitarios: Datos para la reflexión y propuestas de mejora. Revista Fuentes, v. 16, p. 39-62, 2015.

PÉREZ-MARTÍNEZ, Jorge Enrique. GARCÍA MARTÍN, Javier; MUÑOZ FERNÁNDEZ, Isabel; SIERRA ALONSO, Almudena Active learning and generic competences in an operating systems course. International Journal of Engineering Education, v. 26, n. 6, p. 1484–1492, 2010.

PINHEIRO, Margarida M; SIMÕES, Dora. Constructing Knowledge: An Experience of Active and Collaborative Learning in ICT Classrooms. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 64, p. 392-401, 2012.

PINTO, Antonio Sávio da Silva; BUENO, Marcilene Rodrigues Pereira; SILVA, Maria Aparecida Félix do Amaral e; MENEZES, Milena Zampieri Sellmann de; KOEHLER, Sonia Maria Ferreira. O Laboratório de Metodologias Inovadoras e sua pesquisa sobre o uso de metodologias ativas pelos cursos de licenciatura do UNISAL, Lorena- estendendo o conhecimento para além da sala de aula. Revista Ciências da Educação, v. 2, n. 29, p.67–79, 2013.

REGUERAS, Luisa Maria. VERDU, Elena; PEREZ, Maria Angeles; CASTRO; Juan Pablo De; VERDU, Maria Jesus. An applied project of ICT- based active learning for the new model of university education. International Journal Continuing Engineering Education and Life-Long Learning, v. 17, n. 6, p. 447-460, 2007.

RÍOS, Ignacio de los; CAZORLA, Adolfo. DÍAZ-PUENTE, José M.; YAGÜE, José L. Project-based learning in engineering higher education: Two decades of teaching competences in real environments. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 2, n. 2, p. 1368-1378, 2010.

SALVADOR, Alexandre B.; IKEDA, Ana A. O uso de metodologias ativas de aprendizagem em MBA de marketing. Cadernos EBAPE, v. 17, n. 1, p. 129-143, 2019.

SEERY, Michael K. Flipped learning in higher education chemistry: emerging trends and potential directions. Chemistry Education Research and Practice, v. 16, n. 4, p. 758-768, 2015.

SILVA, Sidnei C. da. COLLE, Fatima Eduarda Schmitk; CAVICHIOLI, Denize; SOUZA, Roberto Francisco de. Aprendizado e desenvolvimento de habilidades no curso de Contabilidade: uma pesquisa-ação com o método Team-Based Learning (TBL). Enfoque: Reflexão Contábil, v. 37, n. 3, p. 1–19, 2018.

URIAS, Guilherme M. P. C.; AZEREDO, Luciana A. S. de. Metodologias ativas nas aulas de Administração Financeira: alternativa ao método tradicional de ensino para o despertar da motivação intrínseca e o desenvolvimento da autonomia. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 39–67, 2017.

VALDEVINO, Antonio Messias; BRANDÃO, Halana Adelino; CARNEIRO, Jailson Santana; SANTOS, Ítalo Anderson Taumaturgo dos; Santana, Webert Jannsen Pires de. Caso para ensino como metodologia ativa em administração. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, n. Especial, p. 1–12, 2017.

VALENTE, José Armando. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias de digitais de informação e comunicação. Revista Unifeso – Humanas e Sociais, v. 1, n. 1, p.141–166, 2014.

VERGARA MARÍN, Diana Patricia. Estudio del impacto didáctico de la metodologa “De aprendizaje activo” en la enseanza de la óptica. Thesis (Magíster en Enseñanza de la Ciencia) - Universidad Nacional de Colombia, Sede Medelln (2012).

VERSIANI, Ângela; FACHIN, Roberto C. Avaliando aprendizagem em simulações empresariais. Cadernos EBAPE, v. V, n. Esp., p. 1–13, 2007.

WANG, Yu; YU, Ying; WIEDMANN, Hans; XIE, Nan; XIE, Chun; JIANG, Weizhi; FENG, Xiao. Project based learning in mechatronics education in close collaboration with industrial: Methodologies, examples and experiences. Mechatronics, v. 22, n. 6, p. 862–869, 2012.

YAMAMOTO, Iara. Metodologias ativas de aprendizagem interferem no desempenho de estudantes. 2016. 101f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

YU, Fu Yun. Multiple peer-assessment modes to augment online student question-generation processes. Computers & Education, v. 56, n. 2, p. 484–494, 2011.

Veröffentlicht

2023-07-31

Zitationsvorschlag

COMIN, Lidiane Cássia; LAVINIKI, Juliane; CIOTTI, Rogério. Metodologias ativas aplicadas a Administração e áreas afins: revisão das publicações nacionais e internacionais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e3945040, 2023. DOI: 10.14244/198271993945. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3945. Acesso em: 23 dez. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-01-23
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-05-23
##plugins.generic.dates.published## 2023-07-31

Ähnliche Artikel

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.