Programa universitário de promoção de adaptação acadêmica e autoeficácia – PUP3A: estudo de viabilidade

Autores

  • Andressa Pereira de Souza Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Natalia Miranda Borges Universidade do Oeste Paulista/Programa de Pós-graduação em Educação,Universidade do Oeste Paulista
  • Camélia Santina Murgo Universidade do Oeste Paulista/Programa de Pós-graduação em Educação,Universidade do Oeste Paulista [https://ror.org/00ccec020] https://orcid.org/0000-0003-3932-7580

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6471

Palavras-chave:

Adultos, Intervenção, Universitários

Resumo

O Programa Universitário de Promoção de Adaptação Acadêmica e Autoeficácia é destinado a estudantes de graduação no primeiro ano no Ensino Superior visando o favorecimento e desenvolvimento de crenças de Autoeficácia e Adaptação ao contexto universitário.  O objetivo do presente artigo foi avaliar a viabilidade de uma proposta interventiva para verificação do potencial de replicação para futuros estudos de eficácia e efetividade. Para avaliar a viabilidade do programa foi necessário realizar um recorte da proposta interventiva, ocorreram três encontros com as temáticas sobre perspectivas sobre futuro profissional, desenvolvimento de recursos de aprendizagem e hábitos de estudos e estabelecimento de relações interpessoais. Participaram dos encontros 13 estudantes universitários cursando o primeiro ano da graduação. Foram utilizados instrumentos para avaliar a satisfação, compreensão e generalização de conteúdo para os participantes e monitorização dos encontros pelos coordenadores de grupo. Os resultados permitiram identificar que houve adesão/aceitabilidade, compreensão e generalização de conteúdo dos encontros e a satisfação com programa e coordenadores de grupo pelos participantes. Dentre as adequações necessárias, a duração e quantidade de encontros serão ampliados, incluindo temas como Estados afetivos/emocionais no processo de Adaptação Acadêmica, persuasão verbal e autorregulação. Apresentar a proposta sempre no período inicial dos acadêmicos e vinculá-la a uma atividade que gere certificação para os participantes é fundamental para uma maior adesão e continuidade dos estudos.

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Biografia do Autor

Natalia Miranda Borges, Universidade do Oeste Paulista/Programa de Pós-graduação em Educação,Universidade do Oeste Paulista

Graduada em Psicologia na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), bolsista CAPES e Mestranda em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Instrutora de cursos na CAC (Casa do Aprendiz Cidadão)

Camélia Santina Murgo, Universidade do Oeste Paulista/Programa de Pós-graduação em Educação,Universidade do Oeste Paulista [https://ror.org/00ccec020]

Doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Programa de Pós‑Graduação Em Educação (PPGE), Universidade Do Oeste Paulista (UNOESTE).

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Publicado

25.10.2024

Como Citar

PEREIRA DE SOUZA, Andressa; MIRANDA BORGES, Natalia; SANTINA MURGO, Camélia. Programa universitário de promoção de adaptação acadêmica e autoeficácia – PUP3A: estudo de viabilidade. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6471157, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6471. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6471. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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