Conversas em família sobre dinossauros em uma exposição no Museu Nacional de História Natural e Ciência, em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6225Palavras-chave:
Museus, Dinossauros, Crianças, Famílias, ExposiçõesResumo
Dinossauros são um símbolo clássico dos museus de ciências e história natural que despertam fascínio em adultos e crianças. Nosso objetivo deste estudo quanti-qualitativo foi identificar os tipos de conversas e interações presentes em visita familiar a uma exposição sobre dinossauros. Participaram do estudo um total de cinco grupos familiares (n = 17) que visitaram o Museu Nacional de História Natural e Ciência (MUHNAC), em Lisboa (Portugal). As famílias tiveram suas visitas gravadas por meio de uma câmera subjetiva e o material audiovisual foi analisado na perspectiva da criança visando entender como elas influenciam e dão sentido às experiências da família. Os resultados fornecem evidências de que as interações e conversas ocorreram com a participação ativa das crianças na experiência das famílias, geralmente iniciando conversas, direcionando a atenção do grupo e fazendo perguntas. As crianças demonstraram ainda ter conhecimentos que os adultos não tinham ao reconhecer e nomear espécies e trazer informações adicionais sobre hábitos e comportamentos dos dinossauros. Dessa forma, consideramos que a exposição “Entre dinossauros” apoiou o envolvimento das famílias, criando oportunidades de conversas sobre ciência e conexões com experiências prévias que deram sentido à experiência em família.
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