Tecnologias digitais e escrita acadêmica no ensino superior: um estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5705Palavras-chave:
Escrita acadêmica, Tecnologias digitais, Ensino superior.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa situada na perspectiva histórico-cultural, de cunho bibliográfico, que visou investigar como as tecnologias digitais podem afetar o desenvolvimento da escrita acadêmica no ensino superior. Com o aumento progressivo da EaD, há também a disseminação de um discurso sobre o poder das tecnologias digitais de alterar positivamente a Educação. Contudo, é preciso um olhar crítico para elas, considerando que carregam valores ideológicos e refletem uma lógica de mercado que não deveria ser transferida para a educação. Na busca do objetivo geral da pesquisa, os seguintes objetivos específicos foram considerados: a) Investigar quais são as tecnologias digitais que aparecem nos estudos científicos sobre a escrita acadêmica; b) Identificar quais são as contribuições e/ou obstáculos que as tecnologias digitais trazem para o desenvolvimento da escrita acadêmica. Para isso, foi realizado um estado da arte na base de dados de dissertações e teses da Capes, com os descritores “escrita acadêmica, tecnologias digitais e ensino superior”, para se verificar as pesquisas sobre esta temática desenvolvidas nos últimos cinco anos. Os resultados apontam que, apesar de haver muitas pesquisas sobre as tecnologias digitais nos últimos anos, ainda há uma lacuna quanto aos estudos que enfocam a escrita acadêmica mediada por tecnologias no ensino superior.
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