A educação de jovens em espaços de restrição de liberdade: fatores de risco associados

Autores

  • Mara Silvia Pasian UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199646

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199646

Estudos sobre os jovens em espaços de restrição e privação de liberdade são relevantes para que medidas educacionais sejam efetivadas e aprimoradas, sendo que a educação é um meio de acesso à reintegração do jovem institucionalizado na sociedade de forma positiva. O presente trabalho primeiramente descreve e discute, através de uma busca nas bases de dados SciELO e LILACS, artigos nacionais produzidos no campo da educação em espaços de restrição e privação de liberdade, especificamente referente à população jovem. Em um segundo momento o artigo discute sobre maus-tratos infantis, dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento, os quais são temas relacionados a fatores de risco que podem levar ao comprometimento da conduta da criança e do adolescente, sendo, por vezes, causadores e/ou reforçadores de atitudes de violência e delinquência. Como resultado verificou-se uma grande escassez, na realidade brasileira, na produção de artigos referente à educação de jovens que estão em restrição de liberdade. A produção nacional encontrada reflete, assim como autores de outros países, que muitos jovens infratores vivenciaram em sua infância abusos e/ou negligência parental, apresentaram problemas de comportamento e/ou dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave: Maus-tratos infantis, Aprendizagem, Problemas de comportamento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mara Silvia Pasian, UFSCar

Pós-doutoranda em Educação Especial na UFSCar, Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Pedagoga e Mestre em Educação Especial pela UFSCar,

Downloads

Publicado

25-11-2014

Como Citar

PASIAN, M. S. A educação de jovens em espaços de restrição de liberdade: fatores de risco associados. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 226–235, 2014. DOI: 10.14244/19827199646. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/646. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-06
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-05-03
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25