A educação de jovens em espaços de restrição de liberdade: fatores de risco associados
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199646Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199646
Estudos sobre os jovens em espaços de restrição e privação de liberdade são relevantes para que medidas educacionais sejam efetivadas e aprimoradas, sendo que a educação é um meio de acesso à reintegração do jovem institucionalizado na sociedade de forma positiva. O presente trabalho primeiramente descreve e discute, através de uma busca nas bases de dados SciELO e LILACS, artigos nacionais produzidos no campo da educação em espaços de restrição e privação de liberdade, especificamente referente à população jovem. Em um segundo momento o artigo discute sobre maus-tratos infantis, dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento, os quais são temas relacionados a fatores de risco que podem levar ao comprometimento da conduta da criança e do adolescente, sendo, por vezes, causadores e/ou reforçadores de atitudes de violência e delinquência. Como resultado verificou-se uma grande escassez, na realidade brasileira, na produção de artigos referente à educação de jovens que estão em restrição de liberdade. A produção nacional encontrada reflete, assim como autores de outros países, que muitos jovens infratores vivenciaram em sua infância abusos e/ou negligência parental, apresentaram problemas de comportamento e/ou dificuldades de aprendizagem.
Palavras-chave: Maus-tratos infantis, Aprendizagem, Problemas de comportamento.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-05-03
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25