Apoio pedagógico nos anos iniciais a partir do modelo laboratório rotacional de ensino híbrido

Autores

  • Elisane Ortiz de Tunes Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Fernando Augusto Treptow Brod Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992849

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Apoio pedagógico, Anos iniciais.

Resumo

Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido no Apoio Pedagógico com alunos dos anos iniciais de uma escola municipal, problematizando os procedimentos didáticos adotados junto aos alunos que necessitam de um atendimento individualizado. O estudo buscou refletir sobre estratégias pedagógicas que contemplem a personalização do ensino por meio de uma modalidade de aprendizagem a partir do modelo de laboratório rotacional do ensino híbrido. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, configurando-se em uma pesquisa-ação, pois tem como objetivo realizar uma intervenção coletiva na prática pedagógica assumida pela pesquisadora e demais sujeitos da investigação em busca de uma mudança de ação que possa contribuir para os avanços do ensino centrado no aluno. A análise dos dados coletados a partir de questionários com questões abertas junto aos sujeitos da investigação foi realizada utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, de Lefèvre e Lefèvre, que demonstrou o quão importante é a reflexão no espaço escolar e como se faz necessário dar voz e vez aos professores e professoras que, muitas vezes, percebem a necessidade da mudança, mas necessitam de momentos coletivos que apoiem a transformação da ação pedagógica. Os resultados apontam para a importância de uma proposta de ensino personalizado apoiado pelas tecnologias digitais, que valorize os estudantes a partir dos seus conhecimentos prévios, respeitando suas múltiplas inteligências.

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Biografia do Autor

Elisane Ortiz de Tunes Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Pedagoga, Especialista em Educação, Mestre em Ensino. Coordenadora da coordenadoria de Supervisão Pedagógica no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Visconde da Graça. Docente da Educação Básica no Colégio Municipal Pelotense.

Fernando Augusto Treptow Brod, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutor em Educação (FURG); Mestre em Educação (FURG). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul/câmpus Visconde da Graça; Professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação – IFSul/câmpus Visconde da Graça.

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Publicado

25.06.2020

Como Citar

PINTO, Elisane Ortiz de Tunes; BROD, Fernando Augusto Treptow. Apoio pedagógico nos anos iniciais a partir do modelo laboratório rotacional de ensino híbrido. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2849094, 2020. DOI: 10.14244/198271992849. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2849. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

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