Avaliação do PNAES sobre a permanência de estudantes beneficiados em um campus universitário público federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6043

Palavras-chave:

c

Resumo

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) destina-se a ampliar as condições de permanência dos jovens, identificados como socioeconomicamente vulneráveis, nas universidades públicas federais. Frente a necessidade de avaliação se essa política pública tem atingido a finalidade que se propõe, o presente estudo buscou examinar, em um recorte temporal de 5 anos, sua possível contribuição sobre a evasão escolar e o desempenho acadêmico dos estudantes da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba que foram beneficiados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva-exploratória, caracterizada como de abordagem quantitativa. Os resultados mostram que o programa tem sido relevante na permanência dos estudantes assistidos, influenciando e diminuindo as desistências, bem como no propósito de fornecer recursos capazes de superar os entraves relacionados ao bom desempenho acadêmico, o que coaduna em contribuições bem-sucedidas aos discentes, a instituição e consequentemente ao Governo Federal.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Moreira de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Cursando o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP na Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Especialização em Gestão Pública pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2009); Graduação em Administração pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2004). Servidor Público Federal, ocupante do cargo de Administrador na UFV - Campus de Rio Paranaíba.

Lidiane Alves de Deus, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Cursando o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP na Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Especialização em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2016); Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba (2014). Servidora Público Federal, ocupante do cargo de Administradora na UFV - Campus de Rio Paranaíba.

Marilene de Souza Campos, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2003), Mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1998), Especialização em Sociologia Brasileira pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991). Docente Associada III da Univesidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba.

 

Cursando o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP na Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Especialização em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2016); Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba (2014). Servidora Público Federal, ocupante do cargo de Administradora na UFV - Campus de Rio Paranaíba.

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Publicado

14.10.2024

Como Citar

ANTONIO MOREIRA DE OLIVEIRA, Marco; ALVES DE DEUS, Lidiane; DE SOUZA CAMPOS, Marilene. Avaliação do PNAES sobre a permanência de estudantes beneficiados em um campus universitário público federal. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6043126, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6043. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6043. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14