Estudo do senso numérico: aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva

Autores

  • Évelin Fulginiti de Assis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Vellinho Corso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alessandra Figueiró Thornton Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sula Cristina Teixeira Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992757

Palavras-chave:

Senso numérico, Aprendizagem da matemática, Estudos preditivos, Intervenção.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo elucidar questões relativas à origem, definição e contribuições do senso numérico para a aprendizagem matemática. Abordam-se as controvérsias envolvidas na origem e conceituação do constructo, assim como a compreensão de senso numérico que caracteriza este trabalho. São apresentados estudos que destacam o papel relevante que o senso numérico desempenha para a construção da matemática inicial e a relação que este constructo tem evidenciado com o desempenho matemático posterior das crianças. Após, relaciona-se o que foi exposto às ações educacionais desenvolvidas por pesquisadores da área, mostrando a efetividade do investimento no desenvolvimento de intervenções matemáticas. Em conclusão, fica evidenciada a controvérsia que caracteriza a conceituação de senso numérico, o que reflete a necessidade e relevância de mais pesquisa nesta área. É destacada também a forte relação preditiva entre o constructo e o conhecimento matemático posterior, o que tem impulsionado a realização de estudos de intervenção neste campo, com resultados animadores, para alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades de aprendizagem na matemática.

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Biografia do Autor

Évelin Fulginiti de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Pedagogia pela UFRGS.

Luciana Vellinho Corso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora associada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha Aprendizagem e Ensino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pedagoga, Psicopedagoga, Mestra em Educação pela Universidade de Flinders, Adelaide, Austrália. Doutora em Educação pela UFRGS.

Alessandra Figueiró Thornton, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda da linha Aprendizagem e Ensino do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora de inglês, Graduada em Letras, Psicopedagoga e estudante de Pedagogia. 

Sula Cristina Teixeira Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda da linha Aprendizagem e Ensino do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Psicopedagoga, especialista em educação especial e processos inclusivos.

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Publicado

15.01.2020

Como Citar

ASSIS, Évelin Fulginiti de; CORSO, Luciana Vellinho; THORNTON, Alessandra Figueiró; NUNES, Sula Cristina Teixeira. Estudo do senso numérico: aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2757030, 2020. DOI: 10.14244/198271992757. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2757. Acesso em: 23 dez. 2024.
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