Apresentação do dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc186904Palavras-chave:
Docência, Educação Básica, DossiêResumo
O presente dossiê traz como proposta Pensar a Docência na Educação Básica como materialidade de discursos advindos de campos diversos, como o do currículo, da formação de professores, da prática pedagógica e dos fundamentos da educação, entre outros que se mostram basilares na formação, conformação e produção das identidades docentes. Essa visão caleidoscópica fortalece a percepção de que o que se produz na área da Educação se move além de campos de investigação fendidos. Ela congrega, reúne, mistura, combina, borra fronteiras, produz matizes dos conhecimentos – para este dossiê, conhecimentos da Docência. Como temática em pauta na atualidade e recorrente em todo o mundo, tendo em vista as políticas e normativas de formação de professores e assistentes escolares contemporâneas e, em especial, as discussões decorrentes de investigações envolvendo a prática docente e suas implicações na formação dos sujeitos escolares, urge que pensemos a docência como um todo, e não mais como partes.
Métricas
Referências
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Unijuí: UNIJUÍ, 1998, 480p.
GIL, Sancho; HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, Fernando (Orgs.). Professores na incerteza: aprender a docência no mundo atual. Porto Alegre: Penso, 2016, 196p.
HOUSSAYE, Jean. Pedagogia: justiça para uma causa perdida? In: HOUSSAYE, Jean et al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 09-45.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, 208p.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, 523p.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 1999, 304p.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, 376p.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, 320p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Patrícia Ignácio, Viviane Castro Camozzato, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-12