Apresentação do dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica

Authors

  • Patrícia Ignácio Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Viviane Castro Camozzato Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)
  • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc186904

Keywords:

Docência, Educação Básica, Dossiê

Abstract

O presente dossiê traz como proposta Pensar a Docência na Educação Básica como materialidade de discursos advindos de campos diversos, como o do currículo, da formação de professores, da prática pedagógica e dos fundamentos da educação, entre outros que se mostram basilares na formação, conformação e produção das identidades docentes. Essa visão caleidoscópica fortalece a percepção de que o que se produz na área da Educação se move além de campos de investigação fendidos. Ela congrega, reúne, mistura, combina, borra fronteiras, produz matizes dos conhecimentos – para este dossiê, conhecimentos da Docência. Como temática em pauta na atualidade e recorrente em todo o mundo, tendo em vista as políticas e normativas de formação de professores e assistentes escolares contemporâneas e, em especial, as discussões decorrentes de investigações envolvendo a prática docente e suas implicações na formação dos sujeitos escolares, urge que pensemos a docência como um todo, e não mais como partes.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Patrícia Ignácio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação pela UFPE. Pós-doutora em Educação pela UFRN. Professora, pesquisadora e orientadora do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, no Centro de Educação da UFRN. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2145-2957.

Viviane Castro Camozzato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora e pesquisadora na Uergs. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2617-0529

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação Ambiental pela FURG. Professora, pesquisadora e orientadora do Instituto de Educação da FURG. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3156-2693

References

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Unijuí: UNIJUÍ, 1998, 480p.

GIL, Sancho; HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, Fernando (Orgs.). Professores na incerteza: aprender a docência no mundo atual. Porto Alegre: Penso, 2016, 196p.

HOUSSAYE, Jean. Pedagogia: justiça para uma causa perdida? In: HOUSSAYE, Jean et al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 09-45.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, 208p.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, 523p.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 1999, 304p.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, 376p.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, 320p.

Published

2024-10-12

How to Cite

IGNÁCIO, P.; CAMOZZATO, V. C. .; GONÇALVES, S. da R. V. . Apresentação do dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6904112, 2024. DOI: 10.14244/reveduc186904. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6904. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

To Think about Teaching in Basic Education
##plugins.generic.dates.received## 2024-10-12
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-12