Apresentação do dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc186904Palabras clave:
Docência, Educação Básica, DossiêResumen
O presente dossiê traz como proposta Pensar a Docência na Educação Básica como materialidade de discursos advindos de campos diversos, como o do currículo, da formação de professores, da prática pedagógica e dos fundamentos da educação, entre outros que se mostram basilares na formação, conformação e produção das identidades docentes. Essa visão caleidoscópica fortalece a percepção de que o que se produz na área da Educação se move além de campos de investigação fendidos. Ela congrega, reúne, mistura, combina, borra fronteiras, produz matizes dos conhecimentos – para este dossiê, conhecimentos da Docência. Como temática em pauta na atualidade e recorrente em todo o mundo, tendo em vista as políticas e normativas de formação de professores e assistentes escolares contemporâneas e, em especial, as discussões decorrentes de investigações envolvendo a prática docente e suas implicações na formação dos sujeitos escolares, urge que pensemos a docência como um todo, e não mais como partes.
Métricas
Citas
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Unijuí: UNIJUÍ, 1998, 480p.
GIL, Sancho; HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, Fernando (Orgs.). Professores na incerteza: aprender a docência no mundo atual. Porto Alegre: Penso, 2016, 196p.
HOUSSAYE, Jean. Pedagogia: justiça para uma causa perdida? In: HOUSSAYE, Jean et al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 09-45.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, 208p.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, 523p.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 1999, 304p.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, 376p.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, 320p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Patrícia Ignácio, Viviane Castro Camozzato, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-12