Implementação do programa escola cívico-militar: os efeitos do dispositivo de terceirização
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6774Palavras-chave:
Dispositivo de Terceirização, Servidão voluntária, Programa escola cívico-militarResumo
O processo de militarização das escolas públicas se atualizou, em 2020, a partir do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Tal programa, foi uma iniciativa do Ministério da Educação visando a implementação de 216 Escolas Cívico-Militares no Brasil, até 2023, sendo gradativamente instauradas 54 por ano. Neste artigo, buscou-se problematizar a adesão voluntária da população para essa instauração. Para isso, foram utilizados conceitos pós estruturalistas de Michel Foucault, especialmente o seu conceito de dispositivo, e no filósofo Étienne de La Boetié e sua obra intitulada Discurso sobre a servidão voluntária. Neste ensaio pós estruturalista, embasados em conceitos foucaultianos, analisamos como o programa põe a funcionar um novo dispositivo, denominado dispositivo de Terceirização. O dispositivo de terceirização emerge na atualidade para problematizarmos as escolhas dos sujeitos que, a partir do discurso da servidão voluntária, optam por terceirizar suas ações na sociedade. A partir dos dispositivos caracterizados por Foucault, foi realizado uma pesquisa no repositório de teses e dissertações da CAPES, visibilizando outros dispositivos que foram constituídos por demais autores. O objetivo foi capturar de que maneira os novos autores utilizaram o conceito em prol das demandas da atualidade. Como resultado, foi constatado que o Dispositivo de Terceirização atua no micro e no macro, e o Brasil com grande déficit educacional, principalmente nas escolas públicas, opta por um reforço educacional que não foge do tradicional, a disciplinarização dos corpos.
Métricas
Referências
AGAMBEM, Giorgio. O que é um dispositivo? Outra Travessia, n. 5, Santa Catarina, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/12576/11743. Acesso em: 25/02/2024, p. 9-16.
BAMPI, Lisete Regina. Governo Etnomatemático: tecnologias do multiculturalismo' 01/07/2003 200 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, PORTO ALEGRE Biblioteca Depositária: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO. 2003.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autência, 2009. 477 p.
CHRISTOFARI, Ana Carolina. Modos de ser e de aprender na escola: Medicalização (in)visível?' 27/02/2014 174 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre. Biblioteca Depositária: UFRGS. 2014.
DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo. In: O mistério de Ariana. Trad. e prefácio Edmundo Cordeiro. Lisboa: Editora Vega/Passagens, 1996.
FERNANDES, Cleudemar Alves. Discurso e sujeito em Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2012.
FILHO, Alípio de Sousa. Foucault: o cuidado de si e a liberdade, ou a liberdade é uma agonística. IV Colóquio Internacional Michel Foucault. Natal, 2007. Disponível em: https://www.redehumanizasus.net/sites/default/files/foucault20o20cuidado20de20si20e20a20liberdade.pdf. Acesso em: 25/02/2024.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1997.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 42 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Tradução de Roberto Machado. 28. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.
FOUCAULT, Michel. L’éthique du souci de soi comme pratique de la liberté. In: DITS ET ECRITS IV. Paris: Gallimard, 1994, p. 708-729
FOUCAULT, Michel. Sécurité, Territoire, Population. Cours au Collège de France – 1977-1978. Paris: Gallimard, 2004.
HORN, Graciela Bernardi. LOGUERCIO, Rochele de Quadros. O Dispositivo Moralitúrgico em uma escola pública brasileira. Educação &Sociedade, Campinas, v. 42, e233849, 2021.
LA BOÉTIE, Étienne de. Discurso sobre servidão voluntária. Tradução de Eevelyn Tesche; introdução e notas de Paul Bonnefon. São Paulo: Edipro, 2017, 80 p.
LOPES, Maria Isabel. Inclusão escolar: um Dispositivo Ortopédico Social' 19/12/2013. 102 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre, 2013.
NOGUEIRA, Jefferson Gomes. Educação Militar: Uma leitura da educação no sistema dos Colégios Militares do Brasil (SCMB). 2016. 149 f. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Centro de Ciências Humanas e Sociais, 2014.
PARADELA, Victor Cláudio; PIFANO, Yuri de Paiva; COSTA, Débora Vargas Ferreira. O conceito de servidão voluntária: reflexões e diálogos com a gestão de pessoas. Revista Valore, Volta Redonda, 5 (edição especial): 2-25., 2020.
PEREIRA, Juliana Cardoso. LOGUERCIO, Rochele de Quadros. A inserção das mulheres na Ciência: Efeito de um Dispositivo de Visibilidade. 2019. 118 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências básicas de saúde, Programa de pós-graduação em educação em ciências: química da vida e saúde, Porto Alegre, BR-RS, 2019.
PASSOS, Amilton Gustavo da Silva. O Dispositivo Bicha: gênero e sexualidade como técnicas de controle prisional' 29/07/2019 201 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre, 2019.
SANTOS, Suzana Lima dos. Assumindo o compromisso: a responsabilização social da Educação por meio dos mecanismos de governo do programa cidade escola. ' 24/02/2016. 201 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre, 2016.
SANTAIANA, Rochele da Silva. Educação integral no Brasil: a emergência do Dispositivo de Intersetorialidade'. 2015 190 f. Doutorado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre Biblioteca Depositária: Central da UFRGS.
SPERRHAKE, Renata. O Dispositivo da Numeramentalidade e as práticas avaliativas: uma análise da “avaliação nacional da alfabetização”. 2016. 192 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Porto Alegre, BR-RS, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliana Boanova Souza Ferreira, Suelen Assunção Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-07-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-12