Educação do Campo na formação de licenciandos(as) de Pedagogia: possibilidades, desafios e contradições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6745

Palavras-chave:

Escola do Campo, Docência, Pedagogia

Resumo

O presente estudo aborda uma discussão acerca da Educação do Campo, enquanto componente curricular no curso de formação inicial de professores do curso de pedagogia, de maneira que seja possível pensar à docência na Amazônia dialogada com as múltiplas realidades e possibilidades de atuação do professor/a, para além das áreas urbanas. Os processos metodológicos ocorreram de maneira integrada, de uma pesquisa participante na disciplina e das ações externa à sala de aula, por meio do I Seminário de Educação do Campo, realizado no município de Parintins/AM. Junto a revisão bibliográfica e documental, realizou-se as discussões das contribuições da literatura estudada e das falas das 3 professoras entrevistadas. Com isso, percebeu-se a importância da discussão acerca da Educação do Campo, mesmo que de maneira inicial, como uma disciplina no curso de pedagogia, mas fundamental para aproximar os licenciandos da realidade do campo, dos aspectos históricos, socioeconômico, metodológicos, de lutas, que influenciam a realidade educacional camponesa, conhecimentos fundamentais aos profissionais que poderão atuar nesses espaços.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Bagata Tavares, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação-PPGE, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Licenciado em Pedagogia pela mesma Universidade, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ-UFAM); Integrante dos Grupos de Pesquisa, Educação do Campo: Currículo e Formação de Professores/as na Amazônia (GPECAM) e CANOA. Realizo pesquisa na área de Educação do Campo, Políticas educacionais e seus desdobramentos na Educação Básica.

Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: PARINTINS, AMAZONAS/NORTE, BR

Atualmente é docente do ensino superior, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/UFAM, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Educação com atuação principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, História da Educação, prática pedagógica e diversidade cultural. Foi coordenadora de área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do subprojeto de Pedagogia/Parintins (AM), nos períodos de novembro de 2012 a fevereiro de 2014 e Agosto de 2018 a janeiro de 2020. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo e Territorialidades Amazônicas - CANOA e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ). Foi coordenadora de projeto de pesquisa, vinculado à FAPEAM.

Edilson da Costa Alabarado, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Doutor em Educação no PPGED/UFPA. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM. Especialista em Educação Ambiental Urbana pela ESAB. Graduado em Pedagogia UFAM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia - GEPERUAZ/UFPA e do Grupo de Estudos, Pesquisas em Educação no Ambiente Amazônico GEPEAM/UFAM. Membro do Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Florestas e das Águas Paulo Freire - FOPINECAF

Heloisa da silva borges, Universidade federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra (2013 até hoje). Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo Práticas Pedagógicas - Convênio UFAM/MEC-Secadi, parceria com SEDUC-AM e Semeds. Coordenadora Institucional Parfor/UFAM. Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico.

Referências

ALBARADO, Edilson da Costa. O significado da prática de sustentabilidade socioambiental do GRANAV juntos às comunidades ribeirinhas do munícipio de Parintins/AM. 2016. Dissertação de Mestrado Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Políticas de Formação de Educadores do Campo. Cad. Cedes, Campinas, vol.27, n.72, p;157-176, maio/agosto. 2007. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>

ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 1999. Coleção Por uma Educação Básica do Campo, nº 2.

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (org.). Por uma educação do campo. 5d. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BAUER, Martin; JOVCHELOVITCH, Sandra. Entrevistas individuais e Grupos. (org). BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto e som: um manual prático. 7ª ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2002.

BRASIL. Lei n. 9394/1996. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996.

BORGES. Heloisa da Silva. OLIVEIRA. Bianca da Silva. Os Pontos Convergentes Entre Os/As Teóricos/As Da Educação Do Campo. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista- Bahia-Brasil, V.16, n.39, p. 238-258. 2020.

BORGES, Heloisa da Silva. Formação continua de professores(as) da Educação do Campo no Amazonas. 2015. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, 2015.

BORGES, Heloisa da Silva. Educação do Campo e os Planos de Educação. Revista Amazônia, 2016, ano 01, nº01, p.96-117.

CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sonia Meire Santos de Azevedo. Por uma Educação do Campo: Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, 2004. p. 10-31.

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo: Notas para uma análise do percurso. Trabalho, Educação e Saúde, RJ V.7 n.1, p.25-64, mar/jun.2009.

CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete, MOLINA, Mônica Castagna (org,). Por uma Educação do Campo. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 4.ed São Paulo: Expressão Popular, 2012.

D’AGOSTINE, Adriana. A educação do MST no contexto educacional brasileiro. 2009. 2003 f. tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

FERNANDES, Bernardo Marçano; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete. Primeira Conferência Nacional “Por uma Educação Básica do Campo”. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete, MOLINA, Mônica Castagna (org,). Por uma Educação do Campo. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4º ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HAGE, Salomão Mufarrej. Classes Multisseriadas: desafios da educação rural no Estado do Pará/Região Amazônica. In: ______. (Org.). Educação do Campo na Amazônia: Retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg, 2005.

HAGE, Salomão Mufarrej. A Multissérie em pauta: para transgredir o Paradigma Seriado nas Escolas do Campo. 2008 disponível em

https://faced.ufba.br/sites/faced.ufba.br/files/multisserie_pauta_salomao_hage.pdfacessado em15-ago-2023.

HAGE, Salomão. ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel (org´s). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

HAGE, Salomão Mufarrej. REIS, Maria Isabel Alves. Tempo, Espaço e Conhecimento nas escolas rurais (Multi)seriadas e transgressão ao modelo seriado de ensino. Em Aberto, Brasilia, v.31, n 101m p.77-91, jan./abr.2018. Doi » https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.31i101.3537

MOLINA, Mônica Castagna. Legislação Educacional do campo. In: CALDART, R.S.; PEREIRA, I.B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

MOLINA, M.C.; SA, L.M. Escola do Campo. In: CALDART, R.S.; PEREIRA, I.B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Escolas Multisseriadas: a experiência internacional e reflexões para o caso brasileiro. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 82, p. 57-88, jan./mar. 2014

TARDIF, M. LESSARD, C. O Trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

SILVA, Maria Edjane Pereira da. Formação continuada de professores/as da Multissérie: um olhar para as contribuições da autoria na produção didáticas. 2019. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade Federal de Pernambuco, CAA, Programa de Pós Graduação em Educação, Contemporânea, 2019.

SILVA, Simone Souza. Políticas de Formação Inicial de Professores do campo em Parintins: contexto e contradições. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.

SOUZA, Maria Antônia de. Educação do Campo: Políticas, práticas pedagógicas e Produção Cientifica Educação & Sociedade, Campinas vol.29, n° 105, p.1089-1111, set/dez. 2008. https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400008

Downloads

Publicado

12-10-2024

Como Citar

BAGATA TAVARES, M.; DE OLIVEIRA VASCONCELOS, M. E.; DA COSTA ALABARADO, E.; DA SILVA BORGES, H. Educação do Campo na formação de licenciandos(as) de Pedagogia: possibilidades, desafios e contradições. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6745114, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6745. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6745. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Para Pensar a Docência na Educação Básica
##plugins.generic.dates.received## 2024-02-21
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-07-06
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-12